O gráfico a seguir ilustra a correlação entre a presença do alelo da anemia falciforme em uma região do continente africano com a incidência de malária na mesma região. Correlação entre alelo da anemia falciforme e a malária
Fonte da imagem: Disponível em: Acesso em: 13. Jul. 2017.
De acordo com as informações fornecidas no gráfico, avalie qual é a explicação para a ocorrência deste fato no continente africano.
Escolha uma:
a. A correlação geográfica entre as duas doenças ocorreu devido a anemia falciforme ter sido trazida pelos europeus, na época da colonização e uma doença influenciou a outra, sendo a anemia falciforme responsável pelo aparecimento da malária.
b. A incidência das duas doenças na mesma região do continente africano não possui relação científica, sendo apenas uma coincidência de proliferação de doenças, sendo este fato muito comum de ocorrer com outras doenças, como por exemplo, a AIDS.
c. A correlação geográfica entre as duas doenças se deve pelo fato do protozoário Plasmodium, causador da malária, gerar consequentemente uma mutação os indivíduos infectados, gerando a anemia falciforme, uma doença genética.
d. A correlação geográfica entre as duas doenças se deve ao fato de que a mutação para a anemia falciforme foi selecionada nas populações africanas a fim de proteger os indivíduos da infecção pelo protozoário Plamodium, agente causador da malária.
e. A correlação geográfica entre as duas doenças se deve ao fato de que o agente causador da malária, o protozoário Plasmodium, foi o responsável pelo surgimento da anemia falciforme da mesma região do continente africano.
sthefanielozano:
resposta certa é a d
Respostas
respondido por:
146
A correlação geográfica entre as duas doenças se deve ao fato de que a mutação para a anemia falciforme foi selecionada nas populações africanas a fim de proteger os indivíduos da infecção pelo protozoário Plamodium, agente causador da malária
respondido por:
26
A correlação geográfica entre as duas doenças se deve ao fato de que a mutação para a anemia falciforme foi selecionada nas populações africanas a fim de proteger os indivíduos da infecção pelo protozoário Plamodium, agente causador da malária. Correto
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás