As primeiras tentativas de descrever a adolescência datam do início do século XV, embora esta fase tenha sido reconhecida como crucial ao desenvolvimento humano somente nos anos de 1890 (Ariès, 1978/1986). Porém, foi particularmente no século XX que a adolescência se tornou um tema de crescente interesse na história da psicologia. Naquele século, marcado por grandes avanços teóricos nas ciências em geral, advindos da adoção de modelos sistêmicos para a compreensão de fenômenos do desenvolvimento, este período passou a ser visto como um conjunto de fatores inter-relacionados, de ordem individual, histórica e cultural.
SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães and DESSEN, Maria Auxiliadora.Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência. Psic.: Teor. e Pesq. 2012, vol.28, n.1, p.101.
A adolescência é um período de destaque do desenvolvimento humano. Uma série de mudanças biopsicossociais importantes desencadeiam-se durante essa fase. Do ponte de vista biológico, essa fase é marcada pelo período da puberdade que é:
Escolha uma:
a. Fase de manutenção das capacidade desenvolvidas com início do processo de declínio funcional de determinados sistemas funcionais do organismo, principalmente a memória.
b. Fase marcada por novas responsabilidades, escolhas importantes da vida profissional, social e afetiva, pela busca da independência, e, em muitos casos, pela entrada ao mercado de trabalho.
c. Fase de rebeldia, formação de caráter e identidade grupal, marcado pelo desabrochar das atrações sexuais e envolvimento em relações amorosas, formação do pensamento crítico e busca pela formação do auto-conceito.
d. Fase marcada, principalmente, pelo início do processo de maturação sexual e neural, das relações socioafetivas fora do circulo familiar, e pela evolução ao último estágio de desenvolvimento cognitivo.
e. Fase que marca a transição da adolescência para a idade adulta e inclui o surgimento das características sexuais secundárias, a fase do pico de crescimento e a finalização da maturação do sistema reprodutivo.
Respostas
Olá caro estudante,
a seguir a análise da questão.
A. Fase de manutenção das capacidade desenvolvidas com início do processo de declínio funcional de determinados sistemas funcionais do organismo, principalmente a memória.
Resposta errada. O declínio funcional é característico da idade avançada e não da adolescência.
B. Fase marcada por novas responsabilidades, escolhas importantes da vida profissional, social e afetiva, pela busca da independência, e, em muitos casos, pela entrada ao mercado de trabalho.
Resposta errada. Essas características são culturais e sociais e não dizem respeito aos aspectos biológicos.
C. Fase de rebeldia, formação de caráter e identidade grupal, marcado pelo desabrochar das atrações sexuais e envolvimento em relações amorosas, formação do pensamento crítico e busca pela formação do auto-conceito. D
Resposta errada. Essas características também são mais de cunho cultural e social do que biológico.
D. Fase marcada, principalmente, pelo início do processo de maturação sexual e neural, das relações sócio afetivas fora do círculo familiar, e pela evolução ao último estágio de desenvolvimento cognitivo.
Resposta errada. O início dos processos de maturação sexual e neural se dá antes do período da adolescência, além das relações afetivas serem características sociais e não biológicas.
E. Fase que marca a transição da adolescência para a idade adulta e inclui o surgimento das características sexuais secundárias, a fase do pico de crescimento e a finalização da maturação do sistema reprodutivo.
Resposta correta. Essa alternativa descreve corretamente aspectos biológicos da adolescência, em especial os aspectos físicos de maturação sexual e do crescimento do corpo.
Espero ter ajudado!
Um abraço!
e. Fase que marca a transição da adolescência para a idade adulta e inclui o surgimento das características sexuais secundárias, a fase do pico de crescimento e a finalização da maturação do sistema reprodutivo.