• Matéria: Biologia
  • Autor: rafinhafield
  • Perguntado 8 anos atrás

Atualmente, vivem cerca de 320 espécies de marsupiais na região Australiana e nas Américas. As aves ratitas, aves andadoras que não voam, ocupam o Hemisfério Sul do planeta, as emas ocorrem na
América do Sul, as avestruzes, no continente africano, os quivis, na Nova Zelândia, os casuares, na
Austrália e na Nova Guiné, e os emus, também na Austrália. Como é possível explicar a distribuição geográfica desses animais.

Respostas

respondido por: Borbojana
7

Olá!!  Segundo a teoria da Pangea antigamente os continentes que hoje conhecemos eram uma grande massa terrestre que por meio do movimento das placas tectônicas foram se separando até termos a formação que hoje conhecemos.



Uma das evidencias desta teoria é o provável encaixe das bordas dos continentes, mas também a presença de animais e plantas.



O que poderia explicar a presença de marsupiais na Austrália e nas Américas por exemplo.

 

Porém, sabemos que ao longo de milhares de anos os animais em cada um destes continentes sofreram pressões seletivas diferentes e isso selecionou características especificas para que cada um deles sobrevivessem nestes locais. 


Por isso temos emas, ratitas, casuares, avestruzes, etc, que apesar de algumas semelhanças são espécies diferentes com provável  ancestral em comum.


deosol53: obrigadooo !
Borbojana: :)
Perguntas similares