Leia, a seguir, um trecho da carta do padre Manuel da Nóbrega, enviada à Lisboa em 1558:
A lei, que lhes hão-de dar, é defender-lhes comer carne humana e guerrear sem licença do Governador; fazer-lhes ter uma só mulher; estirem-se, pois têm muito algodão; ao menos depois de cristãos, tirar-lhes os feiticeiros; mantê-los em justiça entre si e para com os cristãos; fazê-los viver quietos sem se mudarem para outra parte, [...] tendo terras repartidas que lhes bastem, e com estes Padres da Companhia para os doutrinarem (NÓBREGA apud ARANHA, 2006, p. 145).
O trecho dessa carta ilustra o processo de assujeitamento dos índios pelos padres jesuítas. Como consequências das atitudes dos missionários jesuítas para a cultura indígena, julgue os itens a seguir:
I Houve a desintegração da cultura indígena e o extermínio de uma grande quantidade de índios confinados nas missões.
II Houve o fortalecimento da cultura indígena, pois, considerando-os como “filhos menores”, os jesuítas tinham como frente de trabalho a defesa dos indígenas e a preservação de seus cultos.
III Houve a doutrinação dos indígenas que, sendo reconhecidos como possuidores de uma “alma”, foram educados segundo padrões europeus de religiosidade, moralidade e organização política.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
I e II.
I e III.
I, somente.
II e III.
Respostas
respondido por:
34
Olá
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Partindo deste ponto, fica claro notar que os índios foram exterminados ao longo do período de colonização, e, cada vez mais introduzidos aos costumes e dogmas europeus através da catequização, pois uma vez que os jesuítas tinham a missão de educar e "tornar os indígenas seres com alma", eles perdiam parte de sua cultura, passando pelo processo de aculturação.
Atualmente existem apenas pequenos grupos de índios assim como uma reserva para sua proteção, organizada pela FUNAI.
Até mais!
respondido por:
4
Resposta:
A RESPOSTA CORRETA É : | e |||
Explicação:
corrigida.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás