Enem) Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?
Respostas
respondido por:
9
Olha, vc pode tentar distingui-las achando a pura. De que forma? Bom, vc so acha a pura quando cruza um dominante com um recessivo, dessa forma se a vermelha obtiver o genotipo VV só sairá flores vermelhas ( VV x vv = Vv ; Vv ; Vv; Vv --- > sendo Vv = a combinação q assegura ser vermelha ). Já quando cruza uma vermelha que tem um genótipo recessivo e é heterozigotica ela terá descendentes brancos( Vv x vv = Vv ; Vv; vv (branco); vv(branco) ). As que no cruzamento com um alelo recessivo obtiver descendentes brancos será Vv a que mantiver vermelha seus descendente, será portanto VV.
Realmente espero ter ajudado-lhe.
Realmente espero ter ajudado-lhe.
ite:
Ajudou sim, obrigada! rs
respondido por:
4
Resposta:
b) Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas.
Explicação:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás