Respostas
pontos negativo:O projeto é considerado oneroso demais ao governo, custando cerca de 4,5 bilhões de reais, já a transposição irá atingir apenas 5% do território e 0,3% da população do nordeste e o que mais se questiona é que o projeto afetará em grande escala o ecossistema no entorno do Rio São Francisco, prejudicando fauna e flora da região, bem como, o desmatamento de uma área de 430 hectares.
Embora haja divergências entre as partes, o mais importante é que a execução do projeto realmente atenda com efetividade toda a população do semiárido
A transposição do rio São Francisco apresenta como ponto positivo a diminuição do problema de escassez de água na região semiárida do nordeste, mas como ponto negativo é uma obra gigantesca que afeta o ecossistema original desse rio.
Transposição do Rio São Francisco
O projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é antigo e remota desde o período Imperial, quando Dom Pedro II começou a cogitar essa possibilidade para acabar com o problema da seca no nordeste.
Entretanto, somente em 2007 esse projeto foi iniciado com data para conclusão prevista em 2012, mas que não ocorreu. Essa transposição consiste no desvio das águas do Rio São Francisco para abastecer as cidades no nordeste que mais sofrem com a seca. Esse desvio causa consequências negativas no ecossistema original do rio, além de ser necessário o desmatamento de uma grande área.
Os pontos positivos seriam o abastecimento de várias cidades que sofrem com a seca, além da geração de emprego durante a construção dessa obra.
Aprenda mais sobre o rio São Francisco aqui: https://brainly.com.br/tarefa/37241468
#SPJ3