• Matéria: Sociologia
  • Autor: lais14martins
  • Perguntado 8 anos atrás

Como os clássicos da sociologia entendem o trabalho em suas análises? (resumido por favor)

Respostas

respondido por: Carlinhos1De4Jesus
2
Todo o sociólogo, aspirante a sociólogo ou curioso pela teoria sociológica deve ter em mente que os clássicos da sociologia são de extrema importância para a compreensão daquilo que é produzido na contemporaneidade pelos grandes teóricos dessa ciência. Além disso, suas contribuições foram e são muito importantes para o entendimento de uma determinada época e de um determinado contexto histórico.
A sociologia clássica tem como principais representantes Durkheim (1858 – 1917), Marx (1813 – 1873) e Weber (1864 – 1920). Cada um desses autores teve uma teoria e um método de análise dos fenômenos da sociedade, o que fez com que eles elaborassem teorias sobre a sociedade, a política, a economia, o poder, o estado, a religião, o trabalho etc.
Nesse trabalho, nos limitaremos a uma análise sobre o conceito de trabalho em Durkheim, Weber e Marx
1 tendo como base alguns de seus livros onde esse conceito se encontra mais trabalhado. É claro que antes de entrarmos na análise sobre o trabalho nos clássicos da sociologia, é preciso que se fale sobre a teoria e o método em cada um desses autores. As Regras do Método Sociológico (1895) e Da Divisão do Trabalho Social (1893) escritos por Durkheim; A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1904) escrito por Weber e O Capital (1867); Manuscritos Econômico-filosóficos (1844); A Ideologia Alemã (1846) e Contribuição a Crítica da Economia Política (1859) escritos por Marx, serviram de base para a construção desse texto. Tais livros apresentam a teoria e o método desses autores e, além disso, abordam de maneira mais clara e profunda o conceito de trabalho.
O Conceito de Trabalho em Émile Durkheim
Antes de abordarmos os estudos sobre o trabalho em Durkheim, uma breve análise sobre sua teoria e método faz-se necessária.

Perguntas similares