Q153 - A resistência mecânica S de uma viga de madeira, em forma de um paralelepípedo retângulo, é diretamente proporcional à sua largura (b) e ao quadrado de sua altura (d) e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os suportes da viga, que coincide com o seu comprimento (x), conforme ilustra a figura. A constante de proporcionalidade k é chamada de resistência da viga.
A expressão que traduz a resistência S dessa viga de madeira é
A) s = k.b.d2/x2
B) s = k.b.d/x2
C) s = k.b.d2/x
D) s = k.b2.d/x
E) s = k.b.2d/2x
Respostas
Resposta:
s = k.b.d2/x2
Explicação:
A constante de proporcionalidade deve ser multiplicada pelas grandezas a que a resistência mecânica S é diretamente proporcional e dividida pelas grandezas inversamente proporcionais, o que dá a expressão da letra A.
Resposta: Letra E, S = k.b.d² \ x²
Explicação:
Vamos fazer uma análise do que foi sitado e transformar em uma equação que determine a resistência das vigas.
A resistência das vigas de dado comprimento é diretamente proporcional à largura (b) [significa que b está multiplicando] e ao quadrado da altura (d), [significa que d também está multiplicando, mas aqui devemos elevar d ao quadrado] conforme a figura. A constante e proporcionalidade k varia de acordo com o material utilizado na sua construção. [como a constante varia com o material ela também entra na fórmula como multiplicação]
Escrevendo como equação:
S = k*b*d²