Respostas
Os luditas acreditavam que a máquina era diretamente responsável pelo desemprego da classe trabalhadora, de modo que promoviam sabotagens ( o termo sabotagem vem da expressão "sabot", um sapato de madeira que os ludistas jogavam nas máquinas para destruí-las) nas linhas de produção, destruindo o maquinário.
Já o cartismo foi um movimento político dos trabalhadores ingleses que desejava garantir a participação do proletariado no processo político e, aos poucos, reformar a sociedade de modo a garantir as proteções sociais e legais que os trabalhadores necessitavam. Foi um dos principais responsáveis pelo avanço das ideias socialistas na Europa, tendo culminado com a Primavera dos Povos em 1848.
Resposta:
Ludita: O ludismo estourou em 1811, foi uma das primeiras revoltas dos operários que eram contra os avanços tecnológicos, pois os homens seriam substituídos por máquinas.
Cartista: Em 1836 surgiu o cartismo que pode-se dizer que foi de uma maneira mais organizada, constituído pela "associação dos operários" liderada por Feargus O'connor e William lovett