Respostas
O mercado varia de acordo com determinados indicadores econômicos, que irão influenciar o grau de confiança que a economia de determinado país inspira nos investidores. Esses indicadores estão atrelados à força da moeda, controle da inflação, pagamento de dívidas e empréstimos internos e externos, além do investimentos em determinadas áreas sensíveis.
Mesmo que o sistema político nacional esteja passando por turbulência, se a política econômica se mantiver estável, acompanhando o planejamento previsto, e com um prognóstico (previsão) de se manter favorável àqueles indicadores referidos anteriormente, então a confiança dos investidores será menos impactada - ainda que haja processos graves como investigações e substituições do poder executivo.
Até onde vai a Lava Jato? Quais os desdobramentos? A quem Ela vai afetar daqui até as Eleições 2018? Supondo que esses fatores não alterem o andamento do governo atual, a questão é saber quem será eleito em 2018. Haverá continuidade ou não da atual política econômica? Com um grau muito grande de incerteza, os empresários não investem e não vão investir.
Devemos analisar o ciclo de uma economia quanto ao nível de confiança dos empreendedores e dos consumidores, ou seja, o nível de confiança de empreendedores e de consumidores no presente e no futuro da economia.
Se o governo sinaliza claramente qual é e qual será a política econômica adotada, se o governo é previsível, se o governo adota regras claras, se o governo mantém a inflação de preços sob controle e no centro da meta, e se o governo é comprometido com um orçamento equilibrado, então ele consegue gerar o mínimo de confiança necessário para manter a economia nos trilhos.