Para que um objeto seja considerado fóssil existem algumas exigências quanto à sua classificação. Uma das situações é de que ele deve ter vivido há mais de 11 mil anos. As condições necessárias para que aconteça a fossilização são:
Alternativas:
a)
ausência de luz, presença de oxigênio e aumento da temperatura e da pressão
b)
presença de atividade bacteriana, estar na superfície e composição física do esqueleto.
c)
rápido soterramento, ausência de atividade bacteriana e composição química do esqueleto.
d)
nenhuma presença de solo, total atividade bacteriana e composição química do esqueleto.
e)
presença de atividade celular, estar na superfície e composição mineral do esqueleto.
Respostas
Os fósseis são caracterizados como vestígios ou restos de seres vivos, geralmente animais ou plantas (ossos ou restos orgânicos), que já viveram na Terra nos períodos geológicos anteriores e que foram conservados ao longo dos anos no ambiente.
Só é considerado fóssil o resto ou vestígio que pertenceu à uma época geológica anterior, sendo assim, eles são mais antigos do que 11 mil anos.
A sua formação ocorre apenas em áreas sedimentares, pois é durante o processo de sedimentação das rochas que a fossilização acontece, já que as camadas de sedimentos vão se sobrepondo umas sobre as outras, formando as camadas de bacias sedimentares durante o passar do tempo.
Para que o fóssil seja formado são necessários alguns fatores como o rápido soterramento e ausência de ação bacteriana, portanto, não haverá ação da luz ou decomposição dos tecidos pelas bactérias. A formação dos fósseis também é influenciada pelo modo de vida do animal e pela composição química de seu esqueleto.
Desta forma, a alternativa correta é a letra c) rápido soterramento, ausência de atividade bacteriana e composição química do esqueleto.
Abraços!