Respostas
Embora não seja uma doença vinda exclusivamente de bactérias (outras formas incluem fungos e vírus), a pneumonia bacteriana não deixa de ser menos perigosa.
Infectando os pulmões, a bactéria Streptococcos pneumoniae pode vir através de outras bactérias que infectam outras áreas do corpo, ou do agravamento de uma gripe.
Os sintomas mais comuns são:
Tosse com catarroFalta de arFebres de 39º.Fraqueza.Ainda que não seja contagiosa, o paciente com pneumonia deve ser tratado isoladamente, para evitar que outras doenças atinjam os infectados. Em casos de crianças e idosos, o tratamento deve ser realizado no hospital.
2 – DifteriaMais comum em crianças abaixo de 15 anos, a Difteria ocorre pela bactéria Corynebacterium diphteriae, que se instala na faringe e durante um período de 4 a 6 dias, ela se desenvolve por completo.
Ela é contraída através de contatos físicos com outras pessoas doentes (não necessariamente de Difteria), ou inalando suas secreções.
Os sintomas mais comuns são:
NáuseasVômitosPressão baixaDificuldade para respirarQuando infectado por Difteria, o enfermo deve ficar em repouso absoluto, uma vez que sua recuperação é lenta. De todas as doenças causadas por bactérias, esta é uma das mais bem controladas, com as crianças tomando a vacina tríplice logo nos primeiros meses de vida.
3 – LeptospiroseEsta é uma das mais perigosas de serem contraídas em regiões cujo saneamento básico não é bem estruturado, ou logo após desastres naturais, como enchentes.
A Leptospirose é contraída através de contato com a água e alimentos contaminados com urinas, especialmente a do rato. A bactéria Leptospira interrogans se instala no organismo.
Os sintomas mais comuns são:
CalafriosPele e olhos amareladosErupções na peleDiarreiaEntre outros.Em estágios avançados, a doença pode levar a Meningite e falhas graves nos rins. Seu tratamento também se deve a base de antibióticos e hidratação constante. Em épocas de enchente, procure evitar contato com a água na rua, o máximo possível.
4 – CóleraCausada pela bactéria Víbrio cholerae, que se instala no intestino delgado e libera as toxinas que causam a doença, a cólera é uma das doenças que mata com mais rapidez, em um período de até 48 horas após a apresentação dos sintomas.
Os sintomas mais comuns são:
DiarreiaDores de cabeçaCãibras – sobretudo na panturrilhaVômitosDesidratação.Para evitar a cólera é importante manter os ambientes que frequenta sempre limpos e higienizados, principalmente, lugares onde se guarda ou prepara alimentos para cozinhar. O tratamento é realizado a base de antibióticos, diretamente no hospital.
5 – SífilisUma das Doenças Sexualmente Transmissíveis mais perigosas, a Sífilis assusta pelo fato dela se esconder no organismo por anos.
A bactéria Treponema pallidum se instala nos órgãos sexuais do enfermo algumas semanas após o ato sexual, gerando ínguas ou pequenas feridas na região que não coçam ou ardem.
Os sintomas mais comuns são:
Manchas em outras regiões do corpo como mãos, costas e braços.Feridas na regiões genitais (tanto em homens quanto mulheres)Além de se confundir com várias outras DSTs, o que torna a Sífilis perigosa é que seus sintomas simplesmente desaparecem, dando a falsa impressão de cura a seus enfermos, levando a situações mais graves no futuro se não tratada, como cegueira, paralisia e até mesmo morte.
6 – TuberculoseEsta é a mais antiga das doenças causadas por bactérias, com seus surtos atingindo uma quantidade massiva da população em grandes cidades até meados do século XX.
Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a Tuberculose gerou pânico por ser uma doença altamente contagiosa, propagada pelo ar após seus enfermos tossirem com frequência.
Os sintomas mais comuns são:
Tosse crônicaPerda de apetiteSuor noturnoEmbora a Tuberculose Pulmonar seja a mais comum, ela pode atingir outros órgãos do corpo, como rins e o aparelho reprodutor. Seu melhor meio de prevenção é a vacina BCG, dada ainda na infância.
7 – TétanoDe todas as patologias bacterianas, esta é uma das mais fáceis de serem contraídas, devido às várias fontes da bactéria Clostridium tetani.
Basicamente, uma pessoa pode ser infectada pela Clostridium através de mordidas de animais, como cachorros e gatos não vacinados, bem como o contato com as fezes deles; cortes feitos por objetos metálicos enferrujados; ferimentos expostos a areia ou terra e mesmo queimaduras estão sujeitas a elas.
Os sintomas mais comuns são:
Espasmos e rigidez no maxilarRigidez nos músculos do pescoço, nuca e abdômenEspasmos doloridos pelo corpoFebreBatimentos cardíacos aceleradosAlém de vacinas antitetânicas, injetadas a cada 2 dias em hospitais, a prevenção de tétano deve ser realizada com uma vacina renovada a cada 10 anos.