Respostas
Apesar do título estranho e da capa cômica, o livro é bastante sério e faz um excelente tratamento dos dados divulgados, fruto de anos de pesquisa do autor a frente do jornalismo científico dos principais jornais do país e do acompanhamento do programa espacial desde a década de 1960. O autor responde a perguntas de como viver no espaço, a bordo de uma nave espacial ou estação. Assim como nos convida a participar de uma viagem espacial primeiro para a Lua e depois para Marte.
Nos primeiros capítulos Calife responde a várias perguntas sobre o dia-a-dia dos astronautas no espaço, como ir ao banheiro, almoçar, caminhar, tomar banho e outras. Ele faz uma devassa da tecnologia que permite os astronautas permanecerem e viverem no espaço.
O livro busca explicar de uma forma técnica e correta todas as curiosidades dos leitores, mas sem ser pedante e se deter em termos complicados. A narrativa tem um tom cativante e bem humorado.
Nos capítulos seguintes, o autor conta as aventuras dos primeiros homens que pisaram na Lua. Em seguida nos narra toda a rotina, de homens e mulheres, a bordo das estações espaciais russas e americanas. Também nos revelas todos os planos para uma viagem a Marte.
Por fim, nos apresenta os erros cometidos pelo cinema e aponta os pontos, onde a realidade e a ficção se separam. Ótimo livro para servir de fonte de consulta a todos que desejam estudar ou mesmo escrever ficção científica