• Matéria: Filosofia
  • Autor: mariacordiakiov7p6j
  • Perguntado 8 anos atrás

Para afirmar a validade de um argumento, Aristóteles recomendava a observância de algumas regras. Considere as regras aristotélicas expostas nas alternativas a seguir, assinale as corretas e apresente o somatório.
1)
Em um silogismo correto, o termo médio deve ser universal ao menos uma vez.
2)
Os silogismos verdadeiros apresentam o termo médio na conclusão.
4)
Um silogismo possui três termos: maior, médio e menor.
8)
De duas premissas negativas, a conclusão só poderá ser falsa, enquanto de duas premissas verdadeiras, a conclusão só poderá ser verdadeira.
16)
A conclusão de duas premissas afirmativas só pode ser falsa
Qual a somatória?

Respostas

respondido por: galdino42
15

1) Todo homem é racional.
2) Aristóteles é homem.
3) Aristóteles é racional.

Na estrutura desse silogismo, temos uma premissa universal que fala sobre todos os homens (1), uma particular que fala sobre apenas um (2), e uma conclusão (3) que também é particular por falar de apenas um.

O termo médio é o que aparece duas vezes nas premissas ("homem"), que deve ser universal ao menos uma vez para que o raciocínio funcione. Ele não pode aparecer na conclusão, pois serve justamente para que possamos extrair uma conclusão das premissas. 

Os outros dois termos do silogismo são o maior, predicado da conclusão ("racional"), e o menor, sujeito da conclusão ("Aristóteles").

Outras regras importantes do silogismo são: a) De duas premissas afirmativas, não se pode tirar conclusão negativa; b) de duas premissas negativas, nada se conclui. As regras para a validade de um silogismo não falam sobre verdade, mas sobre a estrutura formal do raciocínio. A conclusão de duas premissas negativas pode ser verdadeira e ainda assim não possuir qualquer relação dedutiva e lógica com as premissas. 

Exemplo:
4) Aristóteles não é pescador.
5) Nenhum pescador é mortal.
6) Aristóteles é mortal.

Da mesma forma, a conclusão de duas premissas afirmativas pode ser verdadeira ou falsa, e isso não tem relação com a validade lógica do argumento.

A soma das respostas corretas (1 + 4) é 5. 
Perguntas similares