A família é uma instituição presente na origem das civilizações humanas. Ela já se encontrava em sociedades em que não existia o Estado. Contudo, nas sociedades agrárias, a família se institucionalizou e se organizou como fundamento da propriedade e da organização política por meio da formação do Estado. Acerca das formas de organização da família ao longo da história das civilizações humanas, assinale a alternativa CORRETA. A família se constitui como instituição secundária da ordem social. Sua origem está relacionada à formação de comunidades agrárias e a uma necessidade do poder estabelecido (Estado). Não há um modelo definido de família natural. Ela, a família, sempre foi um reflexo das condições de organização das sociedades diante da necessidade de solidariedade, tanto em relação à necessidade de reprodução da ordem social como da manutenção das condições econômicas Mesmo nas famílias matriarcais, é a figura masculina que determina a hereditariedade. O poder estabelecido pela mulher sobre os membros da família é uma condição exclusivamente doméstica. A família sempre obedeceu a padrões definidos. A organização patriarcal, monogâmica e consanguínea é a condição natural da organização do parentesco e embrião da formação do Estado. A supremacia do homem sobre a mulher está ligada diretamente à natureza humana e à estrutura física da mulher, visto que ela é o elemento reprodutor determinante.
Respostas
Olá!
A família sempre obedeceu a padrões definidos.
Partindo deste ponto, notamos que a construção da família monogâmica tem profunda relação com a formação do Estado e os valores éticos introduzidos pelas camadas sociais e religiosas.
Deste modo, através da condição de obedecer as regras a família se tornou tradicional, o que desencadeou uma série de pontos positivos e negativos, pois em tempos modernos o abandono de crianças por uma das partes, sendo em maioria pelos pais vem crescendo exponencialmente nos países subdesenvolvidos ou emergentes como o Brasil, o que dá vida a novas estruturas familiares que não compõe mais o padrão imposto pelo Estado.
Até mais!
Resposta:
Não há um modelo definido de família natural. Ela, a família, sempre foi um reflexo das condições de organização das sociedades diante da necessidade de solidariedade, tanto em relação à necessidade de reprodução da ordem social como da manutenção das condições econômicas
Explicação:
Corrigida pelo AVA.