Respostas
Brasileiro, nascido no estado do Rio de Janeiro no ano de 1958. O autor demonstrou seu amor pela literatura bem cedo em sua infância. Nos anos 80, se afirmou como poeta, participando do grupo Cooperativa de Poetas. Suas obras contam desde a história em comunidades até aspectos culturais da vida no Rio de Janeiro, como a história do samba.
Ainda nos anos 80, Paulo Lins escreveu um dos romances mais renomeados em todos os seus trabalhos, “Cidade de Deus”. De forma bem simplória, o autor nunca imaginou que sua obra seria divulgada e reconhecida mundialmente. Em seu romance ele traduziu um poco da vivência em uma das comunidades do Rio de Janeiro, descreveu sobre a violência no cotidiano e das relações estabelecidas no local conhecido mundialmente como Favela.
Mesmo sendo escrito sem ambições, o romance encantou os olhares de Fernando Meireles em 2002, que adaptou o romance as telas de cinema. Essa tradução da obra de Paulo Lins para o teatro e para o cinema, o tornou um Guionista. Em 2004, o mesmo escreve também “Quase dois irmãos” onde foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, no ano posterior.
Atualmente Paulo Lins, vive em São Paulo, onde escreveu sua última obra publicada m 2012 “Desde que o samba é samba”.