• Matéria: História
  • Autor: babiluna
  • Perguntado 9 anos atrás

O que foi a Crise da República Romana?

Respostas

respondido por: Ingenieur
4
Para saber o que aconteceu, deve ter em mente 4 personagens:
Tibério Graco e Caio Graco: plebeus que participavam da Tribuna da Plebe (tipo uma câmara de deputados formada pelo povão). Defenderam reformas para que a população fosse empregada e pudesse diminuir alguns problemas causados pelo expansionismo.
Mario e Sula: militares de alta patente e popularidade que ocupavam cargos no senado romano. Mario tornou o exército leal a si, e não a Roma. Sula defendia os patrícios, e submeteu o senado ao seu comando.
Com inúmeros problemas (sendo os acima, principais), formou-se um triunvirato (governo de três pessoas), eram: Júlio César, Marco Crasso e Pompeu. Obviamente, não se aguentaram, viraram as costas e lutaram pelo poder. Júlio César ganhou (claro, dos três, ele que conhecemos). Depois, teve o segundo triunvirato, formado por Otaviano, Lépido e Marco Antônio (opa, nome conhecido, deve ser poderoso). Sim, Marco Antônio brigou com Otaviano, teve um caso com Cleópatra, altas tretas.
Só confusão entre os poderosos, população farta de tanto blábláblá, vivendo com dificuldades. 
Júlio César virou um ditador, levou uns tapas, Otaviano tomou o poder e se tornou Augusto, o primeiro imperador do Império Romano.
Perguntas similares