I- Verica-se
que no relacionamento homem-natureza prevalece a visão antropocêntrica a qual parece ser redundante discutir. Contudo, não é o ser humano genérico e , sim, os interesses de determinados grupos sociais com seu conteúdo de classe e da forma de expansão do capital na natureza. Assim, segundo Foladori (2001), para a burguesia enquanto classe social a natureza não é o seu meio de vida, porém, é utilizada para aumentar a exploração do trabalho assalariado e acumular o seu lucro apesar de individualmente passar a defender o meio ambiente.
Para tanto,
II- A construção de outra concepção de modelo para a cidade deve ser repensada, ou
seja, sair das visões ecocêntricas calcadas em analogias harmoniosas entre sociedade e natureza no seu signicado extremo e das tecnocêntricas como a solução para todas as diculdades que resultem das combinações entre tecnologia, mercado e governo.
Considerando as duas sentenças, marque a armativa correta.
a) A segunda sentença é marcada pela ideia sobre as visões ecocêntricas, enquanto a
primeira sentença traz ideias sobre o homem no centro , no que se refere às discussões sobre ser humano e meio ambiente.
b) A primeira sentença fala sobre o homem genérico e a ganância de alguns grupos sociais visando o crescimento do capital. Em contrapartida, a segunda sentença apresenta o tecnocentrismo como sendo a solução para a construção de um nova concepção de cidade.
c) A primeira sentença aponta a burguesia como sendo a responsável pelo aumento da exploração do trabalho assalariado, enquanto a segunda sentença, aponta a combinação homem-tecnologia-natureza como sendo um potencial harmonioso que, apoiado pelo governo, poderá gerar um novo modelo de cidade.
d) As duas setenças são contraditórias em seus textos, visto que, uma expõe as verdades antropocêntricas da sociedade atual, ao mesmo tempo que a outra anula o potencial do antropocentrismo e apresenta o ecocentrismo como sendo a solução para o problema das cidades.
e) De acordo com a primeira sentença, na relação do ser humano com o meio ambiente, prepondera um posicionamento pautado na natureza como sendo o centro de tudo, ao mesmo tempo que na segunda sentença é apontado a tecnocentria como a salvação para os problemas socio-ambientais.
Respostas
respondido por:
1
letra b) A primeira sentença fala sobre o homem genérico e a ganância de alguns grupos sociais visando o crescimento do capital. Em contrapartida, a segunda sentença apresenta o tecnocentrismo como sendo a solução para a construção de um nova concepção de cidade.
respondido por:
10
Resposta correta: A segunda sentença é marcada pela ideia sobre as visões ecocêntricas, enquanto a primeira sentença traz ideias sobre o homem no centro , no que se refere às discussões sobre ser humano e meio ambiente.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
primeira sentença traz ideias sobre o homem no centro , no que se refere às discussões sobre ser humano e meio ambiente.