O ser humano nasce dotado de funções elementares, como reflexos presentes em todos os animais desenvolvidos. Com a aprendizagem cultural, transformam-se em atos voluntários. Funções psicológicas superiores como a consciência, o planejamento, a deliberação são características exclusivas do homem. Essa evolução acontece pela elaboração das informações recebidas do meio. As informações são intermediadas pelo grupo familiar, professores e colega. Na sequencia são reelaboradas numa espécie de linguagem interna. Para Vygotsky, a linguagem é o principal instrumento de intermediação do conhecimento entre os seres humanos, "nenhum conhecimento é construído pela pessoa sozinha, mas sim, em parceria com as outras pessoas que são os mediadores". Já Freire afirmava que a aprendizagem de um determinado gripo social é consequencia da aprendizagem cognitiva das "gerações precedentes e da possibilidade de interação com o conhecimento contruído". Freire destacou que " a aprendizagem só se dá no coletivo e na relação dialética que o permeia"(...)
A leitura do texto acima nos permite compreender o elemento comum entre o pensar dos autores acima e a identificação de uma afirmação célebre de Freire relacionada ao tema;
a) a leitura do mundo procede a leitura da palavra.
b) ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão.
c) a cultura como aquisição sistemática da experiencia humana. como uma incorporação, por isso crítica e criadora, e não como justaposição de informes ou prescrições.
d) a democratização da cultura.
Respostas
respondido por:
9
Eu acho que é a
b) ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
10 anos atrás
10 anos atrás