• Matéria: História
  • Autor: mariabertha4248
  • Perguntado 8 anos atrás

A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi o conflito externo de maior repercussão para os países envolvidos − Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai −, quer quanto à mobilização e perda de homens, quer quanto aos aspectos políticos e financeiros. Essa guerra foi, na verdade, resultado do processo de construção dos Estados nacionais no rio da Prata e, ao mesmo tempo, marco nas suas consolidações.
(Adaptado de DORATIOTO, F. F. M. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002).

Os motivos que justificaram a Guerra do Paraguai, ou Guerra da Tríplice Aliança, continuam gerando controvérsias cento e cinquenta anos depois.
Apresente dois motivos que expliquem essa guerra, tendo em vista as disputas na região do rio da Prata durante a segunda metade do século XIX.

Respostas

respondido por: igoormateuus7
166
1º A partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes.
2º A criação de inúmeros obstáculos impostos ás embarcações brasileras.

respondido por: EduardoPLopes
152

Do ponto de vista do Brasil, o principal motivo da guerra foi a defesa da soberania nacional, uma vez que o Paraguai, liderado pelo "presidente vitalício" Solano López, atacou embarcações brasileiras na região da Bacia da Prata, o que exigiu uma resposta enérgica do Império Brasileiro.

Do ponto de vista da economia local, a guerra foi motivada pela defesa dos interesses dos produtores locais contra as ambições paraguaias, sendo uma guerra (a maior na América do Sul) motivada, sobretudo, por ambições econômicas e territoriais.

Perguntas similares