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No Brasil, o Barroco surge junto com o nascimento da própria literatura nacional, enquadrando-se, no entanto, inicialmente em um período de literatura portuguesa de transposição, onde os modelos ainda são portugueses e os autores são ora portugueses, ora brasileiros. A obra precursora no Brasil, surgida em 1601, é “Prosopopéia” de Bento Teixeira, que traz forte influência camoniana.
O conteúdo dessa experiência dualista se apresenta sob a forma de duas linhas temáticas: uma humano-racionalista e outra religiosa. Na primeira, o homem reconhece a vida como boa e digna de ser vivida, mas é acometido pela consciência dramática da sua efemeridade. Isso induz o homem ao hedonismo, busca pelo prazer, cuja fruição traduz a idéia do “carpe diem”. A linha religiosa traduz-se pelo confessionalismo de um homem frágil, pecador e indigno, que se arrepende dos erros e pecados cometidos e busca a reconciliação com o divino.
O conteúdo dessa experiência dualista se apresenta sob a forma de duas linhas temáticas: uma humano-racionalista e outra religiosa. Na primeira, o homem reconhece a vida como boa e digna de ser vivida, mas é acometido pela consciência dramática da sua efemeridade. Isso induz o homem ao hedonismo, busca pelo prazer, cuja fruição traduz a idéia do “carpe diem”. A linha religiosa traduz-se pelo confessionalismo de um homem frágil, pecador e indigno, que se arrepende dos erros e pecados cometidos e busca a reconciliação com o divino.
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