1. O projeto de Bolívar de uma América unida em torno de interesses comuns foi registrado por ele na célebre Carta da Jamaica, em 1815. Leia a seguir um trecho desse documento:
É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar.” BOLÍVAR, Simón apud WASSERMAN, Claudia (Coord.). História da América Latina: cinco séculos. Porto Alegre: UFRGS, 2000. p. 165.
a) O que Bolívar defende nesse trecho da carta?
b) Que argumentos Bolívar utiliza em defesa de sua ideia?
2. Identifique a alternativa INCORRETA e justifique. Entre os fatores das independências das colônias espanholas da América, podemos citar:
1 ponto
a) O aumento da opressão espanhola sobre a América.
b) A proibição de se montar manufaturas na América.
c) As enormes diferenças sociais e a discriminação existentes nas sociedades hispano-americanas.
d) Os privilégios políticos dados aos criollos.
Justifique a alternativa INCORRETA encontrada na questão 2:
ME AJUDEMMMM ;-;
Respostas
Resposta: A= uma forma de novo mundo,que todos os estados fossem liderados por um só governo
B=''uma ideia grandiosa''
2= D,no texto não é falado os privilégios dados aos criollos
não tenho certeza se acerei, mas espero ter ajudado
1:
A - Bolívar defende que deveria se formar no Novo Mundo uma única grande Nação, uma espécie de "República de Estados", com um governo comum e um modelo econômico comum. A ideia de Bolívar é que isto impediria conflitos entre nações coloniais recém-independentes e fortaleceria estes países perante a Europa.
B - Bolívar usa neste sentido o argumento dos laços culturais que existiam entre as nações americanas (o que é válido, por exemplo, para todas as regiões que foram colonizadas pela Espanha), representados pela língua (espanhola), religião (católica) e cultura (colonial).
2 - É incorreto aquilo afirmado em D, já que o grupo social que liderou os movimentos da Independência foi o grupo dos Criollos que, apesar de serem socialmente privilegiados se comparados aos nativos, mestiços e aos escravizados, eram socialmente inferiorizados em relação aos espanhóis "puros" nascidos na Espanha.
Esta classe, que era grande parte do grupo dos latifundiários e um dos grupos mais ricos das colônias, via na discriminação feita pela Coroa Espanhola, que não concedia as posições administrativas coloniais mais altas para estas pessoas, uma prática inaceitável. A Independência efetivamente colocou estas pessoas nos postos de maior privilégio político e econômico.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/2428336