Estudar a trajetória histórica, as conquistas e os desafios entre as áreas da Psicologia e da Educação permite identificar o cenário social vigente e as demandas locais. Por essa razão, identificar o contexto histórico e político é fundamental para analisar os motivos que levaram a determinada atuação do profissional da Psicologia na área da Educação e, mais especificamente, na área da Educação Especial.
Considerando as informações do texto acima, assinale a alternativa correta.
Respostas
Olá, amigo(a)!
Faltaram as alternativas da sua questão, certo? Acontece! Pesquisei e encontrei para você o restante:
Com base nessa afirmativa, julgue as alternativas abaixo, considerando V para verdadeiro e F para falso.
(v ) Entre os séculos XIX e XX ocorreram distintas mudanças no contexto social, o que resultou na urgência de revisão das práticas educacionais, visando a formação de um novo cidadão.
(v) A Psicologia, no Brasil, teve como base a tendência psicométrica, clínica e médica, o que contribuiu para a rotulação e segregação dos estudantes público-alvo da educação especial.
(v) No Brasil, apesar da Psicologia ter a educação como bojo inicial de suas práticas, ainda não tem uma clara posição no campo educacional.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta. Escolha uma: a. F – V – F
b. F – V – V
c. F – F – F
d. V – V – V
e. V – F – F
A Psicologia e a Educação são duas áreas que caminham juntas. No Brasil, a virada do século XIX para o século XX foi de fundamental importância para consolidar a relação entre esses dois campos, uma vez que a Psicologia passou a contribuir significativamente para a Educação através de novas teorias e práticas sugeridas.
A Educação Especial teve particular influência da Psicologia, uma vez que o caráter médico da intervenção na Educação trouxe instrumentos utilizados nas práticas médicas.
Atualmente, a Psicologia da Educação ainda é uma subárea tanto da Educação quanto da Psicologia e por isso, ainda não tem uma posição clara no campo educacional.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!
A resposta correta é V – V – V