Respostas
Olá.
Vou dividir cada caso em "A, B, C".
Recebe o nome de fração geratriz aquela que, quando completa a divisão, forma uma dízima periódica. Existem dois tipos de frações geratrizes: simples e compostas. No caso do enunciado teremos dos dois tipos.
As frações geratrizes simples são aquelas que tem apenas o período (número(s) que se repete(m) ) após o 0. Nesse tipo, colocamos o período no numerador e no denominador adicionamos um 9 para cada número que compõe o período.
As frações geratrizes compostas são aquelas que tem o período, mas antes dele tem algum número, que chamamos de antiperíodo. Nesse caso, no numerador teremos o antiperíodo com o período sendo subtraído pelo antiperíodo; no denominador teremos um 9 para cada componente do período, além de um 0 para cada número do antiperíodo. Teremos:
,
Onde:
A: antiperíodo;
P: período.
No caso de ter um número inteiro (ou seja, antes da vírgula), basta aplicarmos regras simples de frações, adicionando-o no final do cálculo, considerando-o devidamente como inteiros.
Vamos ao caso do enunciado.
Questão A
Essa não é uma fração geratriz, pois não tem um período evidente. Para transformar em fração, basta colocarmos 145 no numerador e 1000 no denominador. Teremos:
Questão B
Temos uma fração geratriz simples, onde o período tem três algarismos (145). No denominador teremos 999. Teremos:
Questão C
Nesse caso temos uma fração geratriz composta um número no antiperíodo (14) e o período com 2 algarismos (78), além de um número antes da vírgula (3). No denominador, teremos 9.900. Teremos:
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos.