• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

de a definição válvulas semilunares ?

Respostas

respondido por: synguncapuzzo
2
No coração existem quatro grupos de válvulas que direcionam o fluxo sanguíneo através das câmaras cardíacas, sendo dois grupos formando as válvulas atrioventriculares e outros dois grupos, constituídos por válvulas semilunares que formam as válvulas da aorta e do tronco pulmonar.

Válvulas Atrioventriculares

As válvulas atrioventriculares estão localizadas entre os átrios e os ventrículos, são pregas do endocárdio com uma estrutura interna de tecido conjuntivo fibroso.

As cúspides ou pregas são ancoradas aos músculos papilares dos ventrículos, através das cordas tendíneas. Os músculos papilares são expansões do miocárdio para o interior dos ventrículos, exercem tensão sobre as cúspides das válvulas, impedindo que as mesmas sejam forçadas para o interior dos átrios quando ocorre a contração ventricular.

A válvula atrioventricular direita, que separa o átrio direito do ventrículo direito, possui três pregas ou cúspides e é por isso que é denominada válvula tricúspide.

A válvula atrioventricular direita apresenta apenas duas pregas ou cúspides, por este motivo é denominada válvula bicúspide ou mitral. As duas válvulas são forçadas para cima e se fecham quando a pressão dos ventrículos aumenta, impedindo assim que o sangue retorne ao átrio após a contração ventricular.

Válvulas Semilunares

Após a contração ventricular, o sangue é impedido de retornar aos ventrículos devido à presença das válvulas semilunares. A válvula do tronco pulmonar se localiza na saída do tronco pulmonar e a válvula aórtica na saída da aorta.

As duas são formadas por três válvulas semilunares. Cada válvula semilunar se assemelha a uma taça rasa cortada pela metade no sentido vertical, com as margens cortadas fixadas às paredes dos vasos.

Quando ocorre a contração ventricular, a força do sangue empurra as cúspides contra a parede dos vasos e quando os ventrículos se relaxam o sangue retorna e as preenchem. As cúspides se unem por suas margens livres na luz do vaso, evitando dessa forma o retorno sanguíneo.

Projeção das Válvulas na Superfície

A válvula aórtica e pulmonar se localiza próxima a base do coração. A válvula aórtica está atrás da metade esquerda do esterno, aproximadamente no terceiro espaço intercostal.

A válvula pulmonar se localiza acima e a esquerda da válvula aórtica, atrás da cartilagem costal da terceira costela. As válvulas atrioventriculares estão situadas mais centradas no coração que as válvulas das artérias.

A válvula atrioventricular direita se encontra quase atrás do esterno, se estendendo até o nível da junção da quarta e quinta cartilagens costais com o esterno.

A válvula atrioventricular esquerda se situa ao nível da quarta cartilagem costal, atrás da metade esquerda do esterno.



respondido por: Lorenzo27
1
Após a contração ventricular, o sangue é impedido de retomar ao ventrículos devido a presença das válvulas semilunares. A válvula do tronco pulmonar se localiza na saída do tronco pulmonar e a válvula aórtica na saída da aorta. Também designada sigmoide, é uma válvula que se encontra na base das artéria aorta e artéria pulmonar é impede que o sangue volte ao coração
Perguntas similares