A Síndrome de Guillain-Barré é a mais freqüente causa de paralisia flácida aguda neuromuscular, mas no Brasil existem poucos estudos sobre ela, mas sabe-se que está presente no mundo todo e após a erradicação da Poliomielite ela passou a ser a principal causa de paralisia flácida aguda. A incidência anual é de 0,16 a 4 casos por 100.000, podendo ocorrer em qualquer idade e 70% dos casos apresentam antecedentes infecciosos. Acredita-se que há uma suscetibilidade individual a desenvolver a doença. No Brasil predomina-se a variante desmielinizante, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. As alterações patológicas da Síndrome de Guillain-Barré são: inflamação, desmielinização, degeneração do axônio e lesão do encéfalo e medula.
II. A Síndrome de Guillain-Barré se apresenta com um quadro típico de paralisia simétrica e ascendente, que piora em um período de 12 horas a 28 dias, seguida de uma fase de cura e o paciente nunca mais terá a doença.
III. A fraqueza muscular é o quadro de menor importância, pois é o comprometimento da musculatura respiratória e dos nervos cranianos, que são mais graves.
IV. O quadro clínico se resume em: fraqueza muscular simétrica, hiperestesia nas mãos, nos pés e abdômen, hiperreflexia e sinais autonômicos como taquicardia, hipotensão postural e hipertensão.
V. A Síndrome não é progressiva e a recuperação da fraqueza muscular se inicia entre duas e quatro semanas após o pico dos sintomas ser atingido, estabilizando o quadro.
Assinale a alternativa sobre a Síndrome de Guillain-Barré que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. F – F – F – F – F. Correto
b. F – F – V – V – V.
c. V – V – V – V – V.
d. F – V – F – V – F.
e. V – V – F – F – V.
cristhiana:
correto
Respostas
respondido por:
63
Letra a) F. F. F. F. F
respondido por:
32
Afirmações: F – F – F – F – F.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás