• Matéria: Sociologia
  • Autor: CarolayneS
  • Perguntado 8 anos atrás

Quatro tipo de ação social?

Respostas

respondido por: GuiiMendesS
1
                            Weber construiu, quatro tipos básicos de ação social. São eles:

- ações orientadas para fins racionais;
- ações racionais orientadas por valores específicos;
- ações afetivas;
- ações tradicionais.

As ações orientadas para fins racionais são instrumentos através dos quais as pessoas agem com o objetivo de atingir determinados fins. Exemplo: uma pessoa que estuda muito objetivando ser aprovada num concurso. As ações racionais orientadas por valores específicos são aquelas através das quais as pessoas agem guiadas por valores morais, políticos ou religiosos. As ações afetivas são aquelas determinadas por questões sentimentais. Exemplo: amar alguém. As ações tradicionais que são determinadas pelos comportamentos habituais dos indivíduos, bem como por seus costumes. Exemplo: comer utilizando palitinhos é uma ação tradicional do japonês.

Segundo Weber, “obtém-se um tipo ideal mediante a acentuação unilateral de um ou vários pontos de vista, e mediante o encadeamento de grande quantidade de fenômenos isoladamente dados, difusos e discretos, que se podem dar em maior ou menor número ou mesmo faltar por completo, e que se ordenam segundo os pontos de vista unilateralmente acentuados, a fim de se formar um quadro homogêneo de pensamento. Torna-se impossível encontrar empiricamente na realidade esse quadro, na sua pureza conceitual, pois se trata de uma utopia. A atividade historiográfica defronta-se com a tarefa de determinar, em cada caso particular, a proximidade ou afastamento entre a realidade e o quadro ideal (...) Ora, desde que cuidadosamente aplicado, esse conceito cumpre as funções específicas que dele se esperam, em benefício da investigação e da representação" (Max Weber)
Sendo assim, pode-se afirmar que não existe na verdade um fenômeno que se encaixe perfeitamente dentro da especificação do tipo ideal estabelecido por Weber. O tipo ideal é apenas um instrumento conceitual utilizado pelo cientista social para analisar determinados fenômenos de uma dada sociedade.
Perguntas similares