• Matéria: História
  • Autor: mateusgenioo
  • Perguntado 8 anos atrás

para o autor o texto ,o que explica a perda de entusiasmo por parte dos conjurados .A partir de março de 1789?

Respostas

respondido por: KEMYYH
202

Apartir dessa premissa,é possível entender e explicar o arrefecimento dos ânimos e relativo enfraquecimento do levante antes mesmo da repressão que se abateu sobre os revoltosos  [...] a partir de maio de 1789.

respondido por: heloisagoncalves745
3

Para João Furtado, a suspensão da derrama gerava a perda do entusiasmo por parte dos conjurados da Inconfidência mineira a partir de maio de 1789, visto que grande parte dos revoltosos expressava interesses apenas na baixa dos impostos abusivos cobrados por Portugal, então, uma vez atendidos, não tinham mais motivos para lutar.

As contradições da Inconfidência mineira

Historiadores como João Furtado encontram muitas contrariedades nesse movimento de caráter supostamente popular, mas favorável ao escravismo, sendo elitizado em comparação à Insurreição baiana, por exemplo, já que muitos revoltosos mineiros tinham queixas tão somente em termos de cobranças de impostos.

Abaixo, o texto em estudo:

Não acreditamos ser possível [...] fechar questão quanto ao movimento de 1789, como se ele fosse uno [...], íntegro em seus propósitos [...] e estratégias [...]. Um dos temas centrais de dissenso entre os inconfidentes era precisamente o fato de que, enquanto alguns eram mesmo movidos por elevadas aspirações políticas reformadoras, para outros, [...] o objetivo da Inconfidência era apenas a suspensão da derrama, efetivamente obtida em 14 de março de 1789. A partir dessa premissa, é possível entender e explicar o arrefecimento dos ânimos e relativo enfraquecimento do levante antes mesmo da repressão que se abateu sobre os revoltosos [...] a partir de maio de 1789.

Aprenda mais sobre a Inconfidência mineira: brainly.com.br/tarefa/13120397

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares