• Matéria: História
  • Autor: PipocaYaya
  • Perguntado 8 anos atrás

O que é regime de trabalho??

Respostas

respondido por: abreupedrohenri
3
Conforme o Art. 20 da Lei nº 12.772/2012 o Professor das IFE, ocupante de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, será submetido a um dos seguintes regimes de trabalho:
I - 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional; ou
II - tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho.
§ 1o Excepcionalmente, a IFE poderá, mediante aprovação de órgão colegiado superior competente, admitir a adoção do regime de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em tempo integral, observando 2 (dois) turnos diários completos, sem dedicação exclusiva, para áreas com características específicas.
§ 2o O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, com as exceções previstas nesta Lei.
§ 3o Os docentes em regime de 20 (vinte) horas poderão ser temporariamente vinculados ao regime de 40 (quarenta) horas sem dedicação exclusiva após a verificação de inexistência de acúmulo de cargos e da existência de recursos orçamentários e financeiros para as despesas decorrentes da alteração do regime, considerando-se o caráter especial da atribuição do regime de 40 (quarenta) horas sem dedicação exclusiva, conforme disposto no § 1o, nas seguintes hipóteses:
I - ocupação de cargo de direção, função gratificada ou função de coordenação de cursos; ou
II - participação em outras ações de interesse institucional definidas pelo conselho superior da IFE.



Mudança de Regime de trabalho:
Conforme Art. 22. Lei nº 12.772/2012 o Professor poderá solicitar a alteração de seu regime de trabalho, mediante proposta que será submetida a sua unidade de lotação.
§ 1o A solicitação de mudança de regime de trabalho, aprovada na unidade referida no caput, será encaminhada ao dirigente máximo, no caso das IFE vinculadas ao Ministério da Defesa, ou à Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD de que trata o art. 26, no caso das IFE vinculadas ao Ministério da Educação, para análise e parecer, e posteriormente à decisão final da autoridade ou Conselho Superior competente.
§ 2o É vedada a mudança de regime de trabalho aos docentes em estágio probatório.
§ 3o Na hipótese de concessão de afastamento sem prejuízo de vencimentos, as solicitações de alteração de regime só serão autorizadas após o decurso de prazo igual ao do afastamento concedido.

Veja AQUI o impacto da alteração de regime para Dedicação Exclusiva na aposentadoria.


Como alterar o regime de trabalho de 20h para 40h sem DE, de 20h ou 40h sem DE para 40h com Dedicação Exclusiva:
Preencher requerimento.
Anexar "curriculum vitae" e Plano de Trabalho.
Entregar tudo à chefia do departamento acadêmico ou coordenação.

É possível somente quando houver:
- Necessidade comprovada de atendimento à demanda de aulas do departamento acadêmico ou coordenação.
- Interesse da UTFPR no exercício de funções ou atividades específicas ou no desenvolvimento de projetos especiais numa área de atuação.
- Necessidade de viabilizar que o docente possa desenvolver estudos de Mestrado ou Doutorado.

Como reduzir o regime de trabalho para 40h sem DE ou 20h.
1. Preencher requerimento.
2. Poderá ser deferido desde que:
2.1 - Haja previsão da diminuição do número de horas de trabalho docente para os próximos semestres.
2.2 - Haja conclusão de um projeto ou de atividades específica, sem a perspectiva de assumir a execução de novas tarefas.
2.3 - Tenham sido quitados todos os compromissos anteriormente assumidos e que tenham justificado o regime de dedicação exclusiva.
2.4 - A anuência do departamento acadêmico ou coordenação em que está lotado o professor interessado.

Legislação relacionada:

Deliberação nº 01-91 - Regime docente

Requerimento de alteração de regime de trabalho de magistério

Veja também o que diz o art.21 da Lei nº 12.772/2012 - Docentes EBTT, Magistério Superior e Técnicos-Administrativos no que se refere às atividades remuneradas permitidas ao professor em Regime de Dedicação Exclusiva. As solicitações para o exercício das atividades supracitadas devem ser encaminhadas ao respectivo Diretor de Área.


IMPORTANTE:

Impacto da alteração de regime de trabalho para Dedicação Exclusiva na aposentadoria

O Acórdão n° 2519/2014 TCU trata da impossibilidade do servidor que esteja há menos de 5 anos no regime de trabalho de Dedicação Exclusiva (DE) de aposentar-se com proventos calculados com base neste regime.

Portanto, só podem levar o regime de "DE" para a aposentadoria os servidores que estiverem a mais de 5 (cinco) anos neste regime, mesmo que a alteração de regime tenha se dado antes da emissão do referido Acórdão, conforme Parecer PROJU nº 00028-2017.

respondido por: Ailton1046
0

Regime de trabalho é a jornada de horas de atividades que devem ser realizadas por uma pessoa.

O trabalho é um conjunto de atividades que são realizadas para que seja atingido alguma meta estabelecida.

O trabalho está presente para os humanos desde sempre, graças a eles foi inventado uma forma de remunerar atividades que não se consegue efetuar sozinho.

O regime de trabalho compreende a carga horária que um individuo deve realizar para que seja remunerado. O regime de trabalho varia para cada pais e cada atividade.

Aprenda mais sobre regime de trabalho aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/47010574

Anexos:
Perguntas similares