Respostas
- A arenização por ação natural ocorre, principalmente, em áreas com relevo favorável a sua formação. Este relevo geralmente consiste na presença de uma área elevada ao lado de outra baixa e plana. Esta topografia facilita a erosão e o transporte, através da ação hídrica, dos sedimentos da área alta para a baixa.
- Outra causa é a ação humana. A retirada de vegetação (desmatamento), em áreas de solo arenoso, também pode gerar a arenização do solo.
Consequências:- A deposição de areia no solo dificulta o desenvolvimento e fixação da vegetação, gerando áreas extensas sem cobertura vegetal, semelhantes à desertos.
- A arenização pode ser considerada um problema ambiental, quando provocada por ação humana. Isto ocorre, pois ela pode gerar a desestabilização de ecossistemas e a extinção de espécies animais e vegetais.
- O solo de áreas que sofrem o processo de arenização fica pobre em nutrientes, impossibilitando a prática da agricultura.
Diferença entre arenização de desertificação:
A arenização ocorre em áreas de clima subtropical úmido. Já a desertificação é um processo típico, principalmente, de regiões de climas árido e semiárido. Como exemplo deste segundo caso, podemos citar a caatinga no Nordeste brasileiro.
Sua pergunta respondida!!
Resposta:
A arenização é um processo natural que ocorre quando a areia soterra locais onde já haviam solos arenosos e com pouco formação, ela mata as plantas e proíbe que outras nascem, isso é acelerado pela ação humana.