Respostas
Resposta: A Revolução dos Bichos, escrito na época da Segunda Guerra Mundial, ataca de forma alegórica o modelo soviético sob a ditadura de Stalin. Dessa maneira, cria-se um retrato muito fiel, por meio dos bichos, do que ocorre de fato na tentativa de implantar o comunismo. Um leitor distraído pode pensar que se trata de um livro infantil e de fato, a engenhosidade de George Orwell é tamanha que, além de ser uma denúncia do que ocorre na União Soviética, também pode ser encarado como uma história lúdica.
Tudo começa quando os animais, cansados de serem explorados pelos donos, ouvem um discurso de um velho porco, Major. A turba se encanta com suas palavras, as quais, não haveria mais exploração, nem escassez de comida e todos os ideais igualitários, que se sabe das teorias socialistas. Nesse ponto, vemos que os ideais igualitários sempre conquistam muitos adeptos, principalmente os que vivem explorados, sem instruções, que aceitam as falácias de outrem, que expõe seus grandes sonhos.
Nesta fábula, como na História, vemos que ninguém jamais toma o poder com a intenção de largá-lo. O poder não é um meio, é um fim em si. Não se estabelece uma ditadura com o fito de salvaguardar uma revolução; faz-se a revolução para estabelecer a ditadura (ORWELL, 2009, p. 254). Após conseguirem a revolução, e expulsarem os homens, o porco Napoleão, o Stalin do livro, assume o poder e expulsa Bola-de-Neve, que representa Trotski.
Orwell não esquece nenhum pormenor, poupando complexidade, Lênin não entra na história, mas não se esquece das músicas, das manipulações estatísticas dos resultados, da exploração, da desigualdade entre os que mandam e os que obedecem, dos mandamentos que todos devem seguir etc. Vale dizer, que o livro foi publicado muito antes de Nikita Khrushchev desmascarasse o facínora Stalin, cujo processo ficou conhecido como desestalinização.
A história do livro e principalmente a história mundial, nos mostra que homens e porcos ficam indistinguíveis. Com a capa do igualitarismo, criaturas corruptas vão enganando os trabalhadores com promessas de igualdade e fraternidade, todavia quando chegam no poder, essa capa cai e comprovamos que todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Resposta:
A Revolução dos Bichos, de George Orwell,
A história se passa durante a 2ª guerra , em uma granja do Sr. Jones.
Mas os animais da fazenda sentem insatisfeitos em ser dominados e explorados pelo dono .
Os animais decidem fazer uma revolução liderados pelo Porco Major, ao inimigo ,o homem .
Os porcos passam a liderar a granja, e expulsam Sr. Jones da granja, pois não queriam mais ser tratados como escravos dos homens .
0s porcos aprenderam a ler e escrever .Há uma eleição para líder da granja, e Napoleão ganha
Napoleão lidera a granja como ditador e começa uma nova escravidão, onde agora os animais são explorados pelos porcos.
Napoleão passa para os humanos a impressão de haver muita comida.
E assim, os animais negociam com os humanos e criam a República dos Bichos.
Alguns animais acham que a vida com Napoleão ,estava pior do que na época do Sr. Jones; estavam trabalhando mais, comendo menos, e os porcos aparecem andando sobre duas patas, contrariando um dos mandamentos do início da Revolução, onde “quatro patas bom, duas patas ruim”. E, finalmente, os porcos unem-se definitivamente aos humanos.
***************A Revolução dos Bichos,***************
Explicação: