• Matéria: Biologia
  • Autor: santosbarbara34
  • Perguntado 8 anos atrás

No brasil, várias espécies de beija-flores e de morcegos alimentam-se de pólen e de néctar que encontram nas flores. Esses animais promovem a polinização de plantas como bromélias, orquídeas, araçás, pequis e araticuns. Muitas espécies de insetos fazem o mesmo. Estima-se que a única abelha da espécie Apis mellifera é capaz de visitar de 1000 a 1500 flores em apenas um dia. Uma aluna afirmou que as flores polinizadas por animais com abelhas e pássaros, são diferentes daquelas polinizadas pelo vento.A)Você concorda com ela? Por quê?B) O que é a polinização nas angiospermas?

Respostas

respondido por: carlosatb0080
122
A) A aluna se equivocou em sua resposta ao dizer que ambas as plantas têm flores, pois as plantas que são polinizadas pelo vento (gimnospermas), não possuem flores, portanto, concordo com ela no sentido de serem processos diferentes, mas discordo pelo fato dela ter mencionado que as duas têm flores. (Não sei se fui claro)

B) A polinização nas angiospermas é basicamente uma parte de seu processo reprodutivo, onde insetos e pássaros, quando vêm se alimentar do néctar das flores, ficam "sujos" de grãos de pólen, o gameta masculino, levando esses para outras flores, onde se encontrarão com o gameta feminino, fecundando assim a flor.

Deu pra entender??
Espero ter ajudado!!!

santosbarbara34: Deu sim , ajudou muito. Obrigada. :-)
vidaloka34: tem como da a resposta mais resumida
respondido por: GabrielLima008
63
a) Sim, pois cada planta tem sua adaptação para receber seu polinizador, por exemplo, as polinizadas por insetos geralmente têm sinalizações, invisíveis a olhos humanos, que os guiam até o néctar. 

b) É o transporte do grão de pólen da antera de uma flor até o stigma de outra.
Perguntas similares