Q110 - E como manejava bem os cordéis de seus títeres, ou ele mesmo, títere voluntário e consciente, como entregava o braço, as pernas, a cabeça, o tronco, como se desfazia de suas articulações e de seus reflexos
quando achava nisso conveniência. Também ele soubera apoderar-se dessa arte, mais artifício, toda feita de sutilezas e grosserias, de expectativa e oportunidade, de insolência e submissão, de silêncios e rompantes, de anulação e prepotência. Conhecia a palavra exata para o momento preciso, a frase picante ou obscena noambiente adequado, o tom humilde diante do superior útil, o grosseiro diante do inferior, o arrogante quando o poderoso em nada o podia prejudicar. Sabia desfazer situações equívocas, e armar intrigas das quais se saía sempre bem, e sabia, por experiência própria, que a fortuna se ganha com uma frase, num dado momento, que este momento único, irrecuperável, irreversível, exige um estado de alerta para a sua apropriação. (RAWET, S. O aprendizado. In: Diálogo. Rio de Janeiro: GRD, 1963 (fragmento)).
No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada
A) na imagem do títere ou fantoche em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem.
B) na alusão à falta de articulações e reflexos do personagem, dando a entender que ele não possui o manejo dos jogos discursivos em todas as situações.
C) no comentário, feito em tom de censura pelo autor, sobre as frases obscenas que o personagem emite em determinados ambientes sociais.
D) nas expressões que mostram tons opostos nos discursos empregados aleatoriamente pelo personagem em conversas com interlocutores variados.
E) no falso elogio à originalidade atribuída a esse personagem, responsável por seu sucesso no aprendizado das regras de linguagem da sociedade.
Respostas
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A resposta é a letra A!
A crítica a conduta do personagem está centrada na imagem do títere em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem.
Os ouvintes são marionetes manipuladas pelo ouvinte, de acordo com a própria conveniência.
A crítica a conduta do personagem está centrada na imagem do títere em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem.
Os ouvintes são marionetes manipuladas pelo ouvinte, de acordo com a própria conveniência.
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31
Resposta:
Letra A
Explicação:
O texto nos mostra que o personagem consegue adaptar a sua linguagem a diferentes situações, em benefício próprio, favorecendo-o dentro do meio em que está inserido. Ao mesmo tempo, o autor do texto critica esse posicionamento, pois o personagem simula essa atuação por meio dos fantoches, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem.
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