Respostas
A agricultura é um conjunto de técnicas que o homem criou para produzir mais. Podemos dividir esse sistema em duas partes:
Da zona temperada: Realiza a rotação de 3 em 3 anos dos cultivos, o que traz um uso intensivo da terra, pois não existem espaços ociosos durante o ano. É característico da agricultura na Europa, EUA e Canadá. Da zona tropical: é um cultivo com queimadas, no qual a colheita é realizada durante alguns anos apenas, pois o solo não apresenta mais fertilidade. É chamada de agricultura itinerante e extensiva, e caracteriza-se pelos baixos rendimentos, pela rotação de terras e pela baixa densidade demográfica rural. É encontrada nos países tropicais que sofreram a implantação da plantação em seu período colonial, com monocultura em latifúndios, mão-de-obra barata e objetos exploratórios de coco. Os objetivos da agriculturaPode-se classificar a agricultura de acordo com a sua finalidade:
Agricultura de subsistência: a produção destina-se ao consumo do próprio produtor.Agricultura comercial: é destinada à venda, portanto quem define a produção é o mercado consumidor.Agricultura especulativa: organizada para a exportação, não se relaciona com os interesses da economia e da sociedade local.Agricultura coletivista: organizada segundo as necessidades sociais do país onde é praticada, não se volta para o mercado externo, a procura de lucros. (ex.: Kibutzim em Israel, fazendas estatais com trabalho comunitário, elevados níveis de integração social e finalidade de defesa militar).Agricultura científica: característica da agricultura moderna. É amplamente usada nos países ricos, ou desenvolvidos.Agricultura de plantation: é uma monocultura com finalidades comerciais, que conta com a aplicação intensiva de capitais para a plantação em larga escala. Agropecuária e Meio AmbienteAs atividades agropecuárias são utilizadoras de recursos naturais, principalmente solo e água. Com o avanço dos sistemas agropecuários sobre as áreas de ecossistemas nativos, gera-se a preocupação sobre os impactos ambientais dessas atividades. Para a minimização desses impactos, uma das alternativas seria focar em um uso mais racional das áreas já ocupadas, mas que estejam subutilizadas, degradadas ou abandonadas. O respeito à legislação ambiental, conservando as áreas de preservação permanente e as reservas legais também contribui para que as propriedades rurais continuem prestando os serviços ambientais essenciais.[1]
Os tipos de produções citadas têm como finalidade principal atender ao mercado de alimentos e de matéria-prima. O espaço rural é caracterizado pela tranquilidade, pela presença de cobertura vegetal original, de animais silvestres, entre outras.
Há muito tempo a agropecuária desempenha um papel de grande importância no cenário da economia nacional, além disso, foi uma das primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas no país.
Outro ponto a ser destacado acerca da relevância que a agropecuária possui no Brasil é quanto à ocupação do território que teve início com a produção de cana-de-açúcar, posteriormente do café e, por fim, a pecuária, que conduziu o povoamento do interior do país.
A atividade agropecuária no Brasil representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e gera emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do país.
A produção agropecuária tem como objetivo destinar seus produtos, tais como grãos, frutas, verduras e também carne, leite, ovos, entre outros, para abastecer o mercado interno e especialmente o mercado externo. Sem contar as matérias-primas.
São vários os fatores que favoreceram o acelerado crescimento desse tipo de produção no Brasil, entre os principais estão:
- Grande população com perspectivas de mercado interno, generosa oferta de áreas propícias ao desenvolvimento de tais atividades e o processo de modernização e mecanização da produção rural;
- Irregularidades da superfície favoráveis à ocupação rural e a boa fertilidade em grande parte do território.
- A configuração climática foi determinante para a consolidação de culturas tropicais e criação de animais, uma vez que as temperaturas são altas durante todo o ano em grande parte do território.
O Brasil, como produtor rural, ocupa o primeiro lugar no mundo em produção de café, cana-de-açúcar, laranja e bovinos, além de segundo e terceiro respectivamente na produção de soja (2º), milho (3º), suínos (3º) e equinos (3º).De maior porte.
( Muda algumas coisas pro seu professor nao saber que veio da net)