• Matéria: Biologia
  • Autor: XxGmsxX
  • Perguntado 8 anos atrás

qual a importância da evolução

Respostas

respondido por: brendaluciano21
2
mportância dos fosseis para a evolução humana é valiosa, mas atualmente existem várias outras. Os fosseis são importantes para saber tamanho do crânio e de todos os outros ossos, como se locomovia (bípede, quadrupede), a epoca na qual o animal vivia (pela datação do fossil pelo carbono 14). 

A evolução humana é comprovada cientificamente e sua ancestralidade comum com o macaco é comprovada por: 
O nosso genoma tem uma similaridade de cerca de 99,5% com o genoma dos macacos 

Apesar do homem não ter vindo do macaco, nós dividimos algumas caracteristicas, como: 
1- Anatomia comparada - A mão com dedos (os macacos tem uma mão semelhante a nossa, mas não tem o polegar) 
2- A embriologia (o desenvolvimento do embrião humano é muito semelhante ao do macaco, praticamente a unica diferença é a presença da cauda). 
3- Bioquimica comparada - exemplificado com o DNA 
4- Estudo dos fosseis - apesar de nunca ter sido encontrado o ancestral comum entre o homem e o macaco, os ancestrais ("exclusivos") do homem são muito semelhante ao macaco. 

Isso indica a ancestralidade comum e também a evolução. 



A evolução já tem prova cientifica. 

O homem evoluiu de ancestrais comuns com outros animais. De um ancestral comum formou outros animais que foram ancestrais comum de outro. 
EX: Reptl primitivo é ancestral dos dinossauros e das tartarugas. Os dinossauros são ancestrais das aves (que também tem como ancestral esse reptil primitivo) e dos crocodilos. 

O homem tem ancestral comum com todos os animais viventes e os extintos, sendo que o anestral comum do homem com o macaco viveu a muito menos tempo que o nosso ancestral comum com a minhoca. 

Todos os animais vivos e extintos tem um unico ancestral comum "inicial", o primeiro ser vivo que era um procarionte heterotrofo muito simples formado ao acaso na grande quantidade de compostos orgânicos formados com a sintese prebiotica (a atmosfera primitiva tinha amônia, gás carbônico e agua com uma grande quantidade de raios e radiação devido a falta da camada de ozônio - formada após o aparecimento dos primeiros autotrofos. Não havia oxigênio, eram animais anaeróbios).

Perguntas similares