• Matéria: História
  • Autor: carlosojr82
  • Perguntado 8 anos atrás

Os filósofos sofistas eram educadores que ganhavam a vida com a arte da oratória e da retórica. Se ocupado principalmente com questões políticas, mas também deram grande contribuição à teoria do conhecimento. Para eles a verdade é múltipla, relativa e mutável. Por que Platão e Aristóteles fizeram críticas aos sofistas?

Respostas

respondido por: luccabral
0
Olá,Os sofistas também eram criticados pelos socráticos, uma vez que, ao ensinarem a arte de argumentar, de persuadir, de convencer, eles trabalham simplesmente com a doxa,com a opinião, não estando comprometidos com a verdade (alétheia), que, para os socráticos, seria a mesma para todos os homens. Para os sofistas, o que importa não é o conteúdo da ideia, mas sim a maneira como ela é argumentada, podendo ser convincentemente defendida como certa ou errada, dependendo das intenções de quem as defende ou as contradiz.
respondido por: juliana2vb
1
Porque os sofistas venderam conhecimento,sem compromisso com a verdade, seu conhecimento era vendido de forma urotoria e retorica o que não era asseito por Platão e Aristoteles já que eles queria que os homens fossem o centro das discussoes e pensassem sobre suas opiniões.
Perguntas similares