“Ao destruir o meio ambiente, o ser humano está, automaticamente, se destruindo. Para Vieira e Bredariol (1998), a solução para os desequilíbrios está em um planejamento democrático dentro de uma gestão patrimonial que trate da relação entre sociedade e natureza, em que esta última é o reflexo personificado da primeira, permitindo ao ser humano a contínua caminhada em seu processo evolutivo.” (Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 4)
Segundo Bernardi e Brudeki (2013), um planejamento democrático deve antever, com simulações, os impactos ambientais possíveis aos recursos naturais (renováveis ou não), e ao mesmo tempo, deve incentivar a participação dos cidadãos nos projetos que são do seu interesse. Para tal, a solução está no entendimento individual e na implementação das dimensões que compõem a questão da sustentabilidade. Assinale a alternativa abaixo que apresenta algumas dessas dimensões, indicadas na bibliografia básica da disciplina:
(A) Ambiental, social, estrutural, econômica
(B) Ambiental e ecológica, social, estrutural e política
(C) Ambiental e ecológica, social, política e econômica;
(D) Social, estrutural, política, econômica
(E) Política, social, estrutural, ecológica e econômica
por favor coloque a página do livro. Obrigado.
Respostas
respondido por:
4
Letra C, pg. 155 do livro Gestão de Serviços públicos Municipais
respondido por:
0
O planejamento de uma estrutura urbanística deve levar em consideração não somente os aspectos ambientais. Apesar de sua importância, é imprescindível analisar como a distribuição dos serviços públicos como transporte, saneamento, educação e saúde terão impactos na vida das pessoas que ali vivem.
Portanto, também devem ser analisados aspectos sociais, políticos e econômicos além dos ambientais e ecológicos.
A alternativa correta é a C.
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás