• Matéria: Música
  • Autor: tapri
  • Perguntado 8 anos atrás

RESOLUÇÃO DO ACORDE DE DOMINANTE Quando estudamos harmonia, aprendemos como fazer a resolução do acorde de dominante (V7) para o acorde de tônica e seguir algumas regras fundamentais. Você sabe por quê? Segundo Lester, Jean-Philippe Rameau no seu Tratado de Harmonia acreditava que a dissonância era “a principal motivadora do movimento harmônico, a força que propulsiona mecanicamente uma harmonia até a outra”. De acordo com esta maneira de conceituar a dissonância, duas notas que fazem parte do acorde de dominante formam uma dissonância que “propulsionam o acorde em direção à tônica”, segundo Rameau. Qual seriam estas duas notas que fazem parte do acorde de dominante e que formam uma dissonância entre si? Qual é a resolução sugerida destas duas notas segundo as regras de encadeamento propostas no nosso curso? Bibliografia LESTER, Joel. Rameau and eighteenth-century harmonic theory. In: The Cambridge History of Western Music Theory. Thomas Christensen (Ed.). 4th. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 761.

Respostas

respondido por: quebrantadoecon
8
As duas notas que formam a dissonância em um acorde dominante é a terça e a sétima. Esta dissonância é criada por causa da presença de um tríitono entre estas duas notas. Este trítono é formado por um intervalo de quarta aumentada ou quinta diminuta, no caso de inversão entre estas notas. Este intervalo dissonante forma uma tensão entre estas duas notas gerando notas atrativas que são a tônica e a terça do acorde da resolução. O acorde da resolução é o primeiro grau do campo harmônico.
Exemplo:
     Dom.    Tônica
|     G7     |     C     |
                                                                                1ª     3ª    5ª     7ª
No caso, o acorde de G7 é formado pelas notas  sol     si     ré     fá, e o
                                                                  
                                                                  1ª      3ª     5ª      7ª
acorde da tônica é formado pelas notas  dó     mi     sol     si.

O trítono, no acorde de G7, está entre as notas si e fá que resolvem, respectivamente, nas notas dó e mi do acorde de C. Ou seja, o si resolve no dó e o fá resolve no mi.

notas dó e mí do acorde do

Perguntas similares