• Matéria: Sociologia
  • Autor: thaynefreitas
  • Perguntado 8 anos atrás

Conceitualmente segundo Pena (2017) “cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo”. Agora reflita sobre a seguinte reportagem: “Após uma grande operação prender 38 suspeitos de tráfico de drogas na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, no último domingo (21), a região recebe nesta segunda-feira (22) agentes de saúde, patrulha de policiais militares e da Guarda Civil Metropolitana e passa por limpeza. Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que foram acolhidas emergencialmente 300 pessoas saídas da Cracolândia, no Complexo Prates e no CTA (Centros de Testagem e Aconselhamento). Elas agora serão reencaminhadas pela Secretaria de Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para outros centros de acolhidas. No domingo, equipes da Secretaria Municipal de Saúde internaram voluntariamente 12 dependentes químicos. Ainda segundo a prefeitura, equipes de ação social, com cerca de 500 profissionais, realizarão abordagens de dependentes químicos nos locais indicados pela Guarda Civil Metropolitana e equipes de Saúde, com 60 profissionais ao todo, realizarão cadastramento, diagnóstico e encaminhamento médico de pacientes.

Diante deste contexto, é direito do usuário de drogas utilizar o espaço público (cracolândia) para exercer seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços ou é dever da Prefeitura extinguir um espaço explicitamente utilizado para tráfico e consumo de drogas ilícitas?

Respostas

respondido por: MikuMiku
3
Diante dos conceitos éticos e morais definidos pela sociedade o individuo pode realizar qualquer  coisa, desde que não prejudique os cidadões que ocupam espaço a sua volta.

thaynefreitas: Deu uma leve clareada nas ideias para elaboração do texto !
Perguntas similares