• Matéria: Biologia
  • Autor: savioprates2436
  • Perguntado 8 anos atrás

Em um minhocário construído em sua escola, um estudante observou o “emparelhamento” de duas minhocas por uma região diferenciada, o clitelo. Alguns dias depois, observou pequenos casulos gelatinosos na terra.

a. Qual é a função do clitelo?
b. Sendo as minhocas animais hermafroditas, por que o estudante observou um “emparelhamento” entre dois indivíduos?

Respostas

respondido por: anahelton10
55
Olá!



As respostas relacionadas com as perguntas apresentadas são as seguintes:



a) O Clitelo consiste em uma estrutura com finalidade reprodutiva que liga minhocas pertencentes às classes Oligochaeta (minhocas terrestres/água doce) e Hirudinea (sanguessugas) que originam um animal do grupo Clitellata.


De forma anatômica, o clitelo é facilmente identificado em anelídeos adultos porque é caracterizado como um anel rígido glandular que fica em volta do corpo deste animal recobrindo 03 segmentos com posições variadas.


Com relação à sua função está vinculada com a produção de secreções relacionadas à reprodução com as seguintes finalidades:


- Muco que possibilita a cópula entre dois anelídeos

- Muco para criação do casulo que é uma membrana externa ao ovo que é originado após a cópula.

- Secreção de albumina que consiste em uma proteína com finalidade de nutrição do novo ovo formado.



b) As minhocas são seres sexuais e hermafroditas incompletos, ou seja, possuem testículos e ovários, mas não conseguem se reproduzir de forma solitária.


Por isso, realizam a chamada fecundação cruzada que consiste na união de dois animais deste tipo para que ocorra a troca dos espermatozóides sendo que isto ocorre por meio do clitelo no momento da cópula por onde os espermas são trocados.                                             



Espero ter ajudado.



Atenciosamente,



Ana Camila
Perguntas similares