• Matéria: Filosofia
  • Autor: graçaeclayton
  • Perguntado 8 anos atrás

Ao analisar a situação educacional do Brasil, no século XVIII, o historiador José Murilo de Carvalho, assim se expressou: No Brasil, a educação antes de Pombal estava quase que exclusivamente nas mãos dos jesuítas. Após sua expulsão, o Estado criou as aulas régias, cujos professores nomeava diretamente. As aulas limitavam-se às primeiras noções de latim, grego, filosofia, geografia, gramática, retórica, matemática e deveriam ser custeadas pelo imposto então criado, o subsídio literário. Mas o sistema não funcionou a contento, pois o subsídio ou não era cobrado adequadamente, ou era desviado para Portugal, os melhores professores não permaneciam no posto por causa dos baixos salários; e, de qualquer maneira, o número de aulas era ridiculamente pequeno frente às necessidades da colônia” (CARVALHO, 2003). Do que foi dito, pode-se concluir que:

Respostas

respondido por: thalita318
0
Pode se concluir que a Educacao No Brasil antes de Pombal estava nas maos dos jesuitas mas , apos sua expulsao o Estado criou aulas regias e os professores eram nomeados diretamente. Os melhores professores nao permaneciam dando aulas devido os baixos salarios,mas msm assim de qualquer maneira a quantidade de alunos eram poucas devido as necessidades que as pessoas passavam nas colônias.

admcarlosdiniz: as aulas régias que substituíram os estudos regulares ministrados pelos jesuítas conseguiram melhorar a qualidade do ensino ministrado na colônia.
Perguntas similares