• Matéria: Sociologia
  • Autor: IsabelaFehlauer
  • Perguntado 8 anos atrás


De acordo com Faleiros (s/d, p.3) “A inclusão dos idosos na proteção social é uma condição da coesão social, não só intergeracional, mas também de redução da pobreza na velhice e hoje, para o setor progressista, de efetivação dos direitos humanos”.

Com base no exposto, desenvolva uma análise crítica deste trecho, tendo por referência o texto do referido autor, as legislações pertinentes à defesa dos direitos da pessoa idosa e os princípios éticos do assistente social.

Respostas

respondido por: Matheusieti
6
Bom dia!

Com base no enunciado acima, utilizando elementos do texto descrito, podemos compreender que: 

A política de inclusão na proteção social em relação a terceira idade, atua como um mecanismo de auxílio para os idosos, buscando utilizar medidas que forneçam segurança no cotidiano. 


Partindo deste ponto, precisamos destacar que no que diz respeito  ao idoso, a política pública de assistência social, constitui uma área estratégica de expressiva cobertura em todas as unidades federadas, que englobam: 


- Âmbito federal: transferência continuada de renda a idosos impossibilitados de prover a sua própria manutenção ou de tê-la provida por sua família; e proteção social básica e especial à pessoa idosa.


- Âmbito estadual, municipal e no Distrito Federal:  Promover ações desenvolvidas pelos governos que, em parceria com o governo federal ou instituições privadas, podendo contemplar celebração de convênios para prestação de serviços especiais, assim como a distribuição de benefícios eventuais, realização de programas educativos e culturais e isenções fiscais de entidades particulares.
Perguntas similares