• Matéria: Filosofia
  • Autor: gileadbatista
  • Perguntado 8 anos atrás

quero o resumo inteiro do livro a festa no castelo de moacyr scliar,do início ao fim

Respostas

respondido por: Anônimo
4

Duas histórias são contadas paralelamente durante o livro todo: uma sobre a festa da nobreza italiana da Idade Média, em que os convidados do conde de V… encontram fartura em um jantar; e outra narrando a amizade entre um rapaz gaúcho e um sapateiro italiano. Elas parecem não ter nada em comum, mas no final é revelada a ligação entre elas.

A história do jantar da Nobreza desenrola-se aos poucos, com cuidado, narrando quem são os convidados do conde; como é o castelo onde ocorre a festa; quais são as atrações preparadas para o jantar.

A história principal se passa em Porto Alegre, nos anos de 1963 e 1964. Fernando, rapazote bonito e inteligente, nutre grande admiração por seu amigo Nicola, um velho sapateiro italiano; que além de gostar muito de ler, tem livros sobre a doutrina socialista por todos os cantos de sua casa.

O rapaz fica muito encantado com as histórias que o sapateiro conta a respeito da luta pelos direitos iguais de Marx, Robespierre, Bakinin. Começa a emprestar tantos livros do velho amigo e passa a tomar gosto pelo socialismo, tanto que acaba entrando para o grêmio da escola e até passa a escrever para o Jornal Estudantil matérias sobre o assunto.

Já seu pai, um gerente de loja descontente com sua própria sorte, engaja-se em uma luta sindical, cujo o único objetivo era receber alguma vantagem e vir a ser encaixado em algum cargo no sindicato. Ao descobrir o verdadeiro motivo da amizade entre Fernando e o Nicola, chega a surtar e expulsar o velho sapateiro de sua casa. 

Uma ideia então surge na cabeça de Nicola: criar a primeira fábrica de sapatos socialista do Brasil, que se chamaria “Fábrica do Povo”. Os empregados é que mandariam na fábrica, escolheriam seus turnos,etc. Ele pede o apoio de  Fernando para começar este projeto que seria o começo do fim da burguesia no Brasil.  Nicola compra então uma fábrica quase falida em Novo Hamburgo, e Fernando passa a negligenciar seus estudos e o grêmio estudantil para auxiliá-lo com tão impactante projeto.

Contudo, com o passar do tempo, ele começa a perceber que todas as coisas que seu velho amigo havia prometido pôr em prática não estão acontecendo. Nicola não cria nenhuma Fábrica do Povo; longe disso, o velho sapateiro começa a comportar-se como um capitalista como seu pai, algo que ele tanto combatia. Contrata um estilista para criar uma nova linha de calçados; coloca anúncio de lançamento no jornal e até contrata uma secretária, por quem se apaixona.

Mas, o que ocorre depois, só lendo muito…


gileadbatista: eu quero a ultima parte depois do lendo muito
Anônimo: oh...
gileadbatista: my god
Anônimo: foi mal. copiei de um site e tava asim
Anônimo: o de LoucuraLoucura deve estar melhor
gileadbatista: acho que n
Anônimo: fazer o q..
respondido por: LoucuraLoucura
3

O livro é uma miscelânea de fatos que se encadeiam. O que seria a história principal, tendo como referência o título do livro, é uma história incidental que vai sendo contada ao longo do livro pelo narrador. 
Duas histórias paralelas se entrelaçam na narrativa, uma sobre a festa no castelo de uma família de nobres italianos e a história de amizade entre um jovem idealista (Fernando) e um velho sapateiro (Nicola) com ideias socialistas.
Ao longo do livro destacam-se várias frases de impacto sobre o socialismo, escritas pelos grandes incentivadores e pensadores do movimento, tais como Bakunin, Rosa Luxemburg, Kropotkin, Léon Blum, Thomas Mann e vários outros.
Muitas ideias interessantes são abordadas pelo escritor, a ascensão do socialismo, a história do Brasil que antecede à Revolução Democrática de 1964, o pensamento do comunismo, a transformação que o capital pode causar no homem, as crises política e econômica da sociedade, os conflitos de pensamento e prática do socialismo.
Vale a pena a mescla de ficção e história, idealismo e realidade, teoria e prática, em reflexões sobre o mundo em que podemos viver.

gileadbatista: quero a parte final do livro
LoucuraLoucura: vc pediu do inicio ao fim :/
Anônimo: coitado(a)
Perguntas similares