• Matéria: Filosofia
  • Autor: lara0509
  • Perguntado 8 anos atrás

Substancialmente, para Marx, a filosofia de Hegel interpreta o mundo de cabeça para baixo: é ideologia. Hegel raciocina como se as instituições existentes, como por exemplo, a herança, derivassem de puras necessidades racionais, legitimando assim a ordem existente. A realidade é que, segundo Marx, Hegel transforma em verdades filosóficas dados que são puros fatos históricos e empíricos. E, assim, “por toda parte Hegel cai do seu espiritualismo político para o mais crasso materialismo”. (REALE e ANTISERI, 2005, p. 173). Karl Marx marcou a trajetória do pensamento filosófico ao trazer à tona as bases materiais que marcaram a história humana. De acordo com suas ideias, é preciso levar em consideração a estrutura econômica, pois ela deve ser vista como categoria para compreender toda a luta de classes que sempre esteve presente na sociedade. Suas ideias buscam uma superação do plano ideal presente na filosofia de Hegel. Com base nisso, descreva as principais distinções entre a filosofia hegeliana e a filosofia marxista.

Respostas

respondido por: agathabebe2010
35

Materialismo histórico-dialético.

respondido por: elamambretti
7

Olá,

Na filosofia Hegeliana a ideia precede a realidade e suas construções teóricas são atribuídas ao pensamento como agente criador da determinação do mundo.

Para Hegel é na tríade tese, antítese e síntese, que se desenvolve o mundo. Na trilogia lógica, essência e conceito, onde a lógica é o próprio ser, sua consciência, a essência é a aparência, a realidade e conceito é a ideia. Marx, embora utilize do mesmo movimento de trilogia, atribui não a consciência a determinação do ser, mas o ser social é que determina a consciência, onde a produção das ideias está fortemente relacionado as atividades e relações materiais.

Marx inicia o pensamento da dialética materialista, colocando as forças produtoras como princípio da realidade e história humana, quando a produção é condicionantes da vida econômica, social, cultural e política do homem.





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