Monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e muito tóxico. Um método para determinar sua concentração no ar consiste em fazê-Io reagir, completamente, com pentóxido de di-iodo, a temperaturas entre 160 °C e 180 °C. Nesse processo, o monóxido de carbono é oxidado, formandose também uma substância simples. Medindo-se a massa dessa substância simples, é possível calcular a concentração de monóxido de carbono no ar.
a) Escreva a equação química balanceada da reação entre pentóxido de di-iodo e monóxido de carbono. O pentóxido de di-iodo é um sólido que absorve água rapidamente, em condições ambientes, transformando-se num ácido monoprótico.
b) Escreva a equação química balanceada da reação entre pentóxido de di-iodo e água. Se o ácido monoprótico mencionado for aquecido a temperaturas acima de 200 °C, sofrerá decomposição, regenerando o pentóxido de di-iodo e a água.
c) Determine a porcentagem da massa inicial desse ácido que se transforma em água por aquecimento acima de 200 °C. Mostre os cálculos.
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
a) A equação química balanceada da reação entre pentóxido de di-iodo e monóxido de carbono é 5CO + I2O5 → 5CO2 + I2.
O processo de oxidação do CO(2+) resulta na fabricação de CO2(4+) e o elemento produzido a partir deste processo é o iodo diatômico (I2).
b) A equação química balanceada que representa a reação entre pentóxido de di-iodo e água é I₂O₅ + H₂O → 2HIO₃ (este é o ácido monoprótico)
c) 2HIO₃ → I₂O₅ + H₂0 M(HIO₃) = 176g/mol
2 mol 1 mol M(H₂O) = 18g/mol
↓ ↓
2 . 176g ----------18g
100g ---------- x
x = 5,1g
A porcentagem é de 5,1%
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás