Nenhum negro traficado para o Brasil pode escapar dos movimentos de troca cultural. Por vezes, o intercâmbio ocorria antes mesmo que os cativos embarcassem nas naves do tráfico. Merecem destaque os fenômenos de aculturação ocorridos entre a captura e o embarque dos prisioneiros. Este fato, aliás, recebeu atenção especial de uma grande especialista em história africana. Em artigo escrito para o Jornal do Brasil, Destino impresso na cor da pele, Marina de Mello e Souza relata que:
Ao serem arrancados de suas aldeias e transportados pelo continente africano rumo às feiras regionais e aos portos costeiros, os escravos de diferentes etnias misturaram-se, aprenderam a se comunicar, criaram novos laços de sociabilidade que se consolidaram durante os horrores da travessia atlântica, e se institucionalizaram no seio da sociedade escravista colonial, à qual foram inseridos à força, acabando por encontrar formas de integração. (SOUZA, 2003)
Os tumbeiros transportaram, pouco a pouco, as muitas Áfricas que, em terras brasileiras, cuidaram de criar outras tantas. Na mata e no cerrado, entre o litoral e o interior, floresceu a novidade. A África-Bahia; a África-Minas; a África-Maranhão, flores próximas, polinizaram-se. Mas, quais foram as etnias fundamentais que participaram desse processo de constituição do afro-descendência brasileira?
Assinale a alternativa com a assertiva correta:
A África do Sul participou ativamente desse processo de condensação dos elementos étnicos que compuseram a afro-descendência brasileira.
Iorubanos e bantus, inimigos históricos constrangidos à dividir o mesmo espaço, nunca conseguiram permutar entre si os seus valores socioculturais.
Da chamada Costa dos escravos - atual Angola - partiram os negros haitianos que se concentraram no sul do Brasil.
As antigas tribos de Madagascar alicerçaram a consubstanciação sociocultural que está nas raízes da afro-descendência brasileira.
No grande Reino do Congo, embarcaram os grupos de língua banto - estes povoaram o sudeste brasileiro e chegaram em maior número ao Brasil.
Respostas
respondido por:
6
Resposta correta: No grande Reino do Congo, embarcaram os grupos de língua banto - estes
povoaram o sudeste brasileiro e chegaram em maior número ao Brasil.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás