• Matéria: Psicologia
  • Autor: lazaroserranoowa8mo
  • Perguntado 8 anos atrás

A Psicologia da Educação ou a Psicologia Educacional é uma subárea da Psicologia. É composta por um conjunto de saberes produzidos sobre o fenômeno escolar. Assim como na Psicologia, de forma geral, na Psicologia da Educação, em específico, também temos uma diversidade de concepções e abordagens. Atualmente, defendemos uma concepção crítica de Psicologia da Educação. ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 12, n. 2, p. 469-475, Dez. 2008 (adaptado). Sobre a concepção crítica de Psicologia Escolar adotada em nosso estudo, podemos afirmar que:
Nossa perspectiva entende que o enquadramento clínico-terapêutico deve se basear em um modelo médico, o da Psicologia Clínica.
Defendemos que a Psicologia da Educação, ou Psicologia Escolar, deve buscar desvelar a realidade e alicerçar seu compromisso com a transformação social e com a formação humana em suas máximas potencialidades.
A aplicação de escalas de inteligência auxilia o psicólogo na definição de quem está ou não apto para o aprendizado.
É preciso compreender a família a qual a criança pertence. Grande parte das vezes, as dificuldades de aprendizagem ocorrem em crianças que possuem famílias desestruturadas.
Defendemos que as dificuldades de aprendizagem são causadas por disfunções orgânicas que podem ser localizadas na criança que não aprende.

Respostas

respondido por: Anônimo
3
R: Defendemos que a Psicologia da Educação, ou Psicologia Escolar, deve buscar desvelar a realidade e alicerçar seu compromisso com a transformação social e com a formação humana em suas máximas potencialidades.
Perguntas similares