• Matéria: Sociologia
  • Autor: carolonline1593
  • Perguntado 8 anos atrás

Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como Ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campo das Ciências, adotou o Positivismo. Assinale a alternativa que melhor expressa o sentido do Positivismo sociológico:? gostaria de saber, por favor.

Respostas

respondido por: constantinenovi
124
Busca da objetividade e da neutralidade – sociedade concebida como um organismo combinadode partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físicoou mecânico de organização.
respondido por: Matheusieti
20

O pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema, a partir dessa base a alternativa B é a que melhor se refere ao enunciado.

Vemos um erro estabelecido nas demais alternativas incorretas, onde o positivismo não se fundamenta na busca pela complexidade e dualidade ou na singularidade, ele se baseia no modelo físico ou mecânico da organização.

Por isso, Comte teve uma grande influência na Sociologia enquanto ciência e no campo de pesquisa, desenvolvendo um método para solucionar assuntos comuns ao indivíduo e a sociedade ao seu redor, servindo de base para os instrumentos científicos até os dias de hoje.

Sobre o positivismo no Brasil:

https://brainly.com.br/tarefa/6016209

As alternativas:

a)

Busca da complexidade e dualidade – sociedade concebida como prenhe de conflitos e contradições; há uma circularidade entre todo e parte, ou seja, um determina o outro simultaneamente.

b)

Busca da objetividade e neutralidade – sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização.

c)

Busca da singularidade e objetividade – sociedade concebida como mutável, visto que não há homem e nem sociedade ideal isolados na natureza, mas ambos conjugados concretamente a um momento histórico definido.

d)

Busca da complexidade e singularidade – sociedade e seus sistemas não atemporais. Privilégio da parte sobre o todo.

e)

Busca de subjetividade e pluralidade – sociedade é uma verdadeira máquina organizada, cujas partes, todas elas,contribuem de uma maneira diferente para o avanço do conjunto, adequando-se às demandas do mercado

Anexos:
Perguntas similares