• Matéria: Biologia
  • Autor: Henrique72736
  • Perguntado 8 anos atrás

OI gente, eu escolhi a esponja como animal, se alguém pudesse me ajudar com a lição eu agradeceria muuuito
-Como ele obtém seu alimento?
- Ele possui algum mecanismo de defesa? Se sim, qual?
- Cite algumas curiosidades e características específicas do animal escolhido.
- Como é a sua respiração?
- Descubra e explique características históricas desse animal.

37 PONTOS

Respostas

respondido por: GeorgeFrota7
1

O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. É por isso que esses seres recebem o nome de poríferos (do latim porus: 'poro'; ferre: 'portador').

Observe no esquema abaixo que a água penetra no corpo do animal através dos vários poros existentes em seu corpo. Ela alcança então uma cavidade central denominada átrio. Observe também que a parede do corpo é revestida externamente por células achatadas que formam a epiderme. Já internamente, a parede do corpo é revestida por células denominadas coanócitos.

 

 

Cada coanócito possui um longo flagelo. O batimento dos flagelos promove um contínuo fluxo de água do ambiente para o átrio do animal. A essa água estão misturados restos orgânicos e microorganismos, que são capturados e digeridos pelos coanócitos. O material digerido é então distribuído para as demais células do animal. Como a digestão ocorre no interior de células, diz-se que os poríferos apresentam digestão intracelular.

Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo.

O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina.

Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo é que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza doméstica como no texto acima.

Fonte:(GeorgeFrota)


Henrique72736: MUITO OBRIGADO cara, você me salovu :] vlw
GeorgeFrota7: por nada man
GeorgeFrota7: da como melhor resposta pfv
Henrique72736: Não tem como
Perguntas similares