• Matéria: Filosofia
  • Autor: gabriellabiebi
  • Perguntado 8 anos atrás

“Na Europa ocidental, durante a Idade Média, não houve grande interesse pelas artes que, como coisas terrenas ligadas à cultura pagã, poderiam prejudicar o fortalecimento da alma e do espírito. Entretanto, em virtude do analfabetismo mais ou menos generalizado das populações dos feudos, a Igreja utiliza-se da pintura e da escultura para fins didáticos, ou seja, para ensinar a religião e infundir o temor do julgamento final e das penas do inferno. As obras de arte assumem a condição de símbolos que manifestam a natureza divina e canalizam a devoção do homem para o deus supremo."

(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: introdução à Filosofia. 2ª edição revista e atualizada. São Paulo: Editora Moderna, 1993. p. 362-369.)

É correto afirmar que, na Idade Média, a arte:

a) Enaltecia as virtudes e a beleza da natureza humana.

b) Foi utilizada como uma ferramenta da Igreja Católica.

c) Assumiu todas as características da arte grega clássica.

d) Deixou de ser produzida e valorizada pela população.

e) Ensinava a leitura e a escrita para todos os analfabetos.

Respostas

respondido por: VestraV
11
A arte nesse período foi de utilizada de modo pessoal a Igreja Católica,que como instituição mais poderosa da Europa medieval,maior até mesmo que os Estados Nacionais e a realeza,se utilizava do recurso artístico para pregar o conhecimento aos analfabetos e desprovidos de conhecimento sobre o mundo uma visão empírica e acima de tudo religiosa em relação à tudo no mundo,já que uma imagem clara e objetiva não deixa dúvidas e espaço para críticas assim como um texto grande.
A arte nesse período retratava o foco no espírito e não vida espiritual associada ao transcendente,logo o conhecimento passado não poderiam ser negado,já que a falta de conhecimento não permitia uma formação ee argumento
Logo é a letra "B".

gabriellabiebi: obrigada
VestraV: por nada✌
Perguntas similares